ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUARTA  16    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Primeira delegada mulher de MS, Lourdes dedicou trabalho às crianças

‘Dama de Ferro’ lutava contra câncer e faleceu no início da semana em decorrência de insuficiência pulmonar

Por Idaicy Solano | 15/10/2024 17:45
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

“A melhor maneira de resolver um problema é começar a resolvê-lo”.

A frase era o lema de Lourdes Rondon, primeira mulher a assumir um cargo como delegada no Estado de Mato Grosso do Sul. Lourdes atuou na Delegacia da Criança de 1977 a 1979, e deixou em seu legado o título de pioneira na promoção de ações sociais e terapias ocupacionais para crianças em situação de rua.

Lourdes lutava contra um câncer, e faleceu aos 79 anos em decorrência de uma insuficiência pulmonar, após ser internada na última sexta-feira (11), após ter uma crise de dor e passar mal. Ela morava em Campo Grande, e passou seus últimos dias acompanhada pela sobrinha, Janaína Rondon, e por sua irmã, e mãe de Janaína, Joaquina Rondon, de quem era bastante próxima.

Citada na imprensa na época como ‘Dama de Ferro’, o sobrinho, o radialista Francisco Rondon, de 44 anos, explica que a tia recebeu o título por “dar um jeito na criançada” e também por romper as barreiras do preconceito, ao ser a primeira mulher a ocupar o cargo.

“Tem até uma fala dela, que ela diz que na época ela rompeu barreiras, inclusive no preconceito com esse cargo [ser ocupado por uma mulher], porque até então isso não existia, então ela passou por cima disso e abriu esse caminho”, detalha.

Lourdes foi a primeira delegada a se preocupar em implantar ações sociais para pequenos infratores, ao promover, junto à Prefeitura de Campo Grande, o direito às crianças de receberem auxílio psicológico, educacional e alimentação.

A ideia foi muito positiva, pois em vez de sofrerem com repressão e detenção, os menores infratores tinham a  oportunidade de regeneração social, por meio de pena paga com serviço de gari mirim.

“Os menores infratores incomodavam muito, então ela tomou a frente e fazia questão de conversar com cada um. E é claro que ela era muito rígida, mas não na parte de punição, rígida na parte de ressocialização”, completa.

Quadro com foto, nome e recorte do diário oficial que nomeou Lourdes delegada está na Adepol MS (Foto: Arquivo Pessoal)
Quadro com foto, nome e recorte do diário oficial que nomeou Lourdes delegada está na Adepol MS (Foto: Arquivo Pessoal)

Pelos entes queridos e amigos próximos, Lourdes é lembrada como a mulher que dedicou a vida aos familiares e amigos, e uma trajetória marcada por um árduo trabalho e dedicação, sempre fiel aos seus ideais.

Lourdes era viúva de Valdir dos Santos Pereira. O casal não teve filhos, mas ela deixou oito sobrinhos, que criou como se fossem filhos. O radialista Francisco Rondon, de 44 anos, descreve que a tia era “uma pessoa que amava a vida, sempre um conselho positivo para dar, uma pessoa alegre e de bem com a vida”.

Francisco relata que, pelo fato de Lourdes não ter tido filhos, a ex-delegada acabou adotando toda a família, principalmente os sobrinhos, dos quais ela cuidou para que se formassem na faculdade e sempre tinha um bom conselho para oferecer.

Além disso, o radialista detalha que a tia também promovia as melhores festas na chácara da família, e adorava receber a todos em datas especiais.

“Lourdes era uma mulher dedicada e comprometida com seus ideais, sempre de bem com a vida, adorava promover festas onde recebia familiares e amigos da melhor forma possível. Pagou a  faculdade dos sobrinhos, cursos complementares, tratava a gente como filho”, descreve.

A notícia foi recebida por todos com muita dor, mas, nas palavras de Francisco, a tia “descansou”, após lutar bravamente contra a doença.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias