Temporada de exposição celebra 47 anos de Mato Grosso do Sul
A partir do dia 10 de outubro tem exposição em comemoração à criação de Mato Grosso do Sul, organizada pelo Arquivo Público Estadual de MS. O evento faz parte das atividades em homenagem ao mês de outubro, quando, no dia 11 de 1977, foi assinada a Lei Complementar nº 31, que oficializou a divisão do antigo estado de Mato Grosso, criando Mato Grosso do Sul. Embora a nova unidade federativa tenha sido criada em 1977, o estado só foi oficialmente instalado no dia 1º de janeiro de 1979.
A mostra foca no processo de escolha dos símbolos do Estado, como a bandeira, o brasão de armas e o hino. Essa escolha foi feita por meio de concursos e articulações organizadas na futura capital, Campo Grande, durante o período de transição. O objetivo da exposição é contar a história desse processo através de documentos originais, cartas, rascunhos, além da exibição da primeira bandeira e de textos explicativos.
A programação de abertura começa na quinta-feira (10), às 8h30, com a execução do Hino Nacional e do Hino Estadual pela Banda Marcial da Polícia Militar de MS, seguida do hasteamento das bandeiras na entrada do Memorial da Cultura e da Cidadania Apolônio de Carvalho. Às 9 horas, será realizado um coquetel de abertura da exposição "Os Celeiros de Farturas" no Arquivo Público Estadual, localizado no segundo andar do Memorial.
A exposição reúne acervos do Arquivo Público de MS e de outras instituições parceiras, como o Instituto Histórico e Geográfico de MS e o Centro de Documentação Regional da UFGD, além de acervos pessoais e digitais. A curadoria é de Douglas Alves da Silva, Elisangela Castedo Maria do Nascimento, Marcos Vinícius Santos de Castro, Paulo Edyr de Camargo e Sarita Souza dos Santos.
Às 10 horas, será exibido o curta-documental "Hino – Glória e Tradição de uma Gente Audaz" no Museu da Imagem e do Som, que fica no terceiro andar do Memorial. O documentário aborda a criação do hino estadual, que aconteceu de forma apressada, e conta com a participação de pessoas que viveram a época e trazem reflexões sobre a história do hino. Após a exibição, haverá um debate com especialistas.
A exposição “Os Celeiros de Farturas” ficará aberta ao público até 15 de janeiro de 2025, no Arquivo Público Estadual, localizado no Memorial da Cultura e da Cidadania Apolônio de Carvalho, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.