ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, TERÇA  08    CAMPO GRANDE 35º

Comportamento

Temporada de exposição celebra 47 anos de Mato Grosso do Sul

Por Thailla Torres | 08/10/2024 09:08

A mostra foca no processo de escolha dos símbolos do Estado, como a bandeira, o brasão de armas e o hino. (Foto: Divulgação)
A mostra foca no processo de escolha dos símbolos do Estado, como a bandeira, o brasão de armas e o hino. (Foto: Divulgação)

A partir do dia 10 de outubro tem exposição em comemoração à criação de Mato Grosso do Sul, organizada pelo Arquivo Público Estadual de MS. O evento faz parte das atividades em homenagem ao mês de outubro, quando, no dia 11 de 1977, foi assinada a Lei Complementar nº 31, que oficializou a divisão do antigo estado de Mato Grosso, criando Mato Grosso do Sul. Embora a nova unidade federativa tenha sido criada em 1977, o estado só foi oficialmente instalado no dia 1º de janeiro de 1979.

A mostra foca no processo de escolha dos símbolos do Estado, como a bandeira, o brasão de armas e o hino. Essa escolha foi feita por meio de concursos e articulações organizadas na futura capital, Campo Grande, durante o período de transição. O objetivo da exposição é contar a história desse processo através de documentos originais, cartas, rascunhos, além da exibição da primeira bandeira e de textos explicativos.

A programação de abertura começa na quinta-feira (10), às 8h30, com a execução do Hino Nacional e do Hino Estadual pela Banda Marcial da Polícia Militar de MS, seguida do hasteamento das bandeiras na entrada do Memorial da Cultura e da Cidadania Apolônio de Carvalho. Às 9 horas, será realizado um coquetel de abertura da exposição "Os Celeiros de Farturas" no Arquivo Público Estadual, localizado no segundo andar do Memorial.

A exposição reúne acervos do Arquivo Público de MS e de outras instituições parceiras, como o Instituto Histórico e Geográfico de MS e o Centro de Documentação Regional da UFGD, além de acervos pessoais e digitais. A curadoria é de Douglas Alves da Silva, Elisangela Castedo Maria do Nascimento, Marcos Vinícius Santos de Castro, Paulo Edyr de Camargo e Sarita Souza dos Santos.

Às 10 horas, será exibido o curta-documental "Hino – Glória e Tradição de uma Gente Audaz" no Museu da Imagem e do Som, que fica no terceiro andar do Memorial. O documentário aborda a criação do hino estadual, que aconteceu de forma apressada, e conta com a participação de pessoas que viveram a época e trazem reflexões sobre a história do hino. Após a exibição, haverá um debate com especialistas.

A exposição “Os Celeiros de Farturas” ficará aberta ao público até 15 de janeiro de 2025, no Arquivo Público Estadual, localizado no Memorial da Cultura e da Cidadania Apolônio de Carvalho, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias