Tour integra Festa de São Benedito para valorizar lutas e memórias
Histórias da comunidade quilombola Tia Eva foram compartilhadas através do projeto Caminhadas Negras
Integrando a programação da 104ª Festa de São Benedito, a comunidade quilombola Tia Eva compartilhou suas lutas e memórias através do projeto Caminhadas Negras. Do pioneirismo da matriarca até os desafios de seus descendentes, o tour promoveu uma imersão nas histórias através dos patrimônios materiais e imateriais da comunidade.
Tendo iniciado nesta semana, as festividades foram criadas por Eva Maria de Jesus ainda em 1919 e seguem até hoje como resistência. Durante a programação, há shows, torneio de futebol amador, missa, apresentações culturais e, neste ano, o percurso histórico.
Sobre o tour, a Subsecretaria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, Vania Lucia Baptista Duarte comenta que apresentar a comunidade para pessoas externas é algo cotidiano. Mas, neste final de semana, a ação foi diferente por integrar uma parceria comercial com a plataforma Guia Negro.
Com o grupo, integrantes da comunidade se disponibilizaram para contar sobre a construção histórica da comunidade e reforçar a importância da valorização das memórias. Aproveitando o dia 13 de Maio, marco da abolição da escravatura, Vania pontua que o encontro possibilitou discutir tanto sobre a ressignificação da data quanto as relações de cultura e turismo na comunidade.
“É uma data importante, abolição da escravatura, mas uma abolição no sentido da ressignificação valorizando a população negra. Após o 13 de maio, nós estamos aqui, estamos vivos com várias potencialidades, empreendedorismo, história, organização, cultura. As pessoas estão se organizando de várias formas, então esse dia traz o simbolismo relacionado à essa questão da cultura e do turismo”, pontua.
Em relação à festa específica da comunidade, a subsecretária narra que tudo começou como fruto da devoção de Tia Eva. “Ela tinha uma enfermidade e pediu a graça. Quando obteve, iniciou ainda no século passado essa festa como honra e graça a São Benedito, assim como a construção da igreja”.
E, dando início aos conhecimentos históricos compartilhados no tour, Vania comenta que a igreja da comunidade foi a segunda construída por Tia Eva. “Essa é a igreja mais antiga de Campo Grande na atualidade".
Após introduzir sobre a dinâmica do evento, o tour se mobilizou para ouvir as histórias iniciais a partir dos descendentes mais velhos. Neta de Tia Eva, Neuza Geronima Rosa dos Santos explicou sobre como a comunidade era totalmente diferente.
“As casas eram todas construídas como em fazenda e para fazer a festa era necessário limpar todo o mato, já que não havia nada de asfalto por aqui”, relatou construindo o cenário.
E, durante todo o tour, uma das mensagens mais importantes foi em relação à valorização do patrimônio. De acordo com Neuza, continuar com a festa e fazer a manutenção dos costumes em relação aos mais novos é desafiador.
Em meio às mudanças do entorno e do próprio comportamento, Vânia relatou que a existência da comunidade é prova de como o povo negro precisou e continua precisando resistir. Desde a questão do território até busca por políticas públicas, tudo é uma batalha.
Programação continua
A Festa ocorre sempre no mês de maio na lua cheia mais próxima ao dia 13, Dia da Abolição da Escravatura, e acontece durante 10 dias. Confira abaixo as atrações:
Domingo 14/05
Quartas de final do Torneio Tia Eva
19h - terço
20h - show (pagode)
Quinta-feira 18/05
19h - terço
Apresentação cultural
Sexta-feira 19/05
19h - terço
23h - show (pagode)
Sábado 20/05
15h - Semifinal do Torneio Tia Eva
19h - terço
19h30 - Queima de fogueira e Levantamento do Mastro
23h30 - Show (baile)
Domingo 21/05
08h - Procissão/missa
10h30 - Final do Torneio Tia Eva
13h - Confraternização
16h - Show (baile)
18h - Show (pagode)
20h - Show (baile)
Endereço:
Rua Eva Maria de Jesus, 273 - Comunidade Tia Eva
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).