ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 18º

Comportamento

Vídeo inesperado fez Edu se despedir da amiga que morreu após 7 anos

Vídeo onde ela aparece sorridente com um pandeiro em mãos fez Eduardo se 'despedir' da amiga pela última vez

Por Jéssica Fernandes | 12/12/2023 08:06
Eduardo César com a amiga Flávia, que faleceu de câncer. (Foto: Arquivo pessoal)
Eduardo César com a amiga Flávia, que faleceu de câncer. (Foto: Arquivo pessoal)

Sete anos depois de perder a amiga para o câncer, Eduardo César Campos de Oliveira, de 20 anos, a reencontrou através de um vídeo. Ter acesso ao material, segundo ele, foi uma ‘coincidência’ que o permitiu se despedir de Flávia e criar uma nova memória dela.

Nas redes sociais, o fotógrafo compartilhou com os amigos como conseguiu ver ‘Flavinha’ de novo pela última vez. Isso foi possível devido a amizade com a fotógrafa Sterrs, que é a responsável por gravar o material onde Flávia aparece segurando um pandeiro e sorridente usando o batom vermelho que era marca registrada dela.

Mas, antes de falar sobre a amizade com a fotógrafa e como a relação possibilitou o reencontro, Eduardo conta primeiro sobre a amiga que conheceu na escola em Alcinópolis, a 402 km da Capital.

Veja o vídeo:

“Conheço a Flávia desde o primeiro ano de escola em 2010. Desde então, sempre estudamos juntos e éramos um grupo de quatro amigos. A Flávia sempre foi uma criança extremamente inteligente, ganhou todos os prêmios de primeiro lugar na escola, foi uma criança muito feliz”, recorda.

As melhores lembranças que o fotógrafo tem da época estão ligadas às aulas de Educação Física. Em 2010, ele ficava horas sentado conversando sobre tudo, criando histórias e fazendo promessas, como morar próximo de Flávia e as outras amigas após terminarem os estudos.

A descoberta de que a amiga estava com câncer mudou a rotina do grupo, que seis meses depois iria ficar menor devido a ausência da menina. Aos 13 anos, Eduardo relata que não tinha dimensão do que era a doença e o tratamento. “Na nossa cabeça ela estava no médico e já ia voltar. A gente sabia que era algo grave, mas jamais esperávamos que ela poderia partir”, afirma.

A última recordação de Flávia em vida foi no último dia de aula quando toda a turma se despediu. “Lembro que quando ela disse que ia no médico era o último dia de aula do meio do ano. Ainda lembro dela entrando no ônibus e acenando dando tchau pra nós três.  Foi a última lembrança que tenho dela viva. Um até breve”, fala.

Através das redes sociais que o fotógrafo soube do falecimento da amiga. Depois, as aulas retornaram sem a presença dela na sala de aula, intervalos e conversas com a turma. No ano seguinte, devido a um mal entendido, Eduardo acabou rompendo a amizade com uma das meninas da turma e assim a vida seguiu.

Reencontro - O fotógrafo seguiu os estudos e em fevereiro de 2022 se mudou para Campo Grande. A mudança de cidade possibilitou a amizade com a fotógrafa que teria papel fundamental nessa história. Eduardo comenta como conseguiu ter acesso ao vídeo onde a amiga aparece por alguns segundos.

“Eu estava conversando com a Sterrs sobre filmagens e fotografia, aí ela me mandou esse trabalho dela de 7 anos atrás. Eu estava no trabalho e abri pra ver quando entrou a parte da AACC eu vi ela sorrindo dançando e com o batom vermelho dela. Aí eu comecei a chorar”, diz.

Ver o registro sorridente da amiga fez com que o fotógrafo criasse uma nova memória. “Pra mim foi como poder me despedir dela de verdade, sabe. Porque a lembrança que eu tinha dela mais recente foi no velório e não sabia como tinha sido esse processo pra ela durante o tratamento. Foi poder me despedir de verdade dela e saber que ela ainda estava viva dentro de cada um de nós”, destaca.

O vídeo fez com que Eduardo entrasse em contato com a amiga com quem teve um mal entendido e graças a Flávia a amizade foi retomada. “Ela uniu a gente de novo do mesmo jeito que ela fazia quando éramos crianças, porque ela era sempre da paz”, pontua.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias