ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 24º

Consumo

Com vela que vira copo de café, Liziane faz peças com sentimentos

As peças são feitas de argila e levam até três semanas para ficarem prontas

Por Idaicy Solano | 19/06/2024 06:34
Após derreter, recipiente da vela aromática vira copo de café (Foto: Arquivo Pessoal)
Após derreter, recipiente da vela aromática vira copo de café (Foto: Arquivo Pessoal)

A beleza que Liziane Machado, de 32 anos, enxerga no cotidiano serve de inspiração para a criação das peças de cerâmica que têm como principal função ser úteis no dia a dia. A LZ Cerâmicas nasceu do desejo da publicitária de ter o próprio negócio, após tomar a decisão de assumir o risco de sair de um emprego estável para empreender.

As peças são feitas de argila e levam em torno de três semanas para ficarem prontas e serem comercializadas. Liziane faz xícaras, copos, canecas, pratos de jantar, pratos de sushi, pratos de risoto, cumbucas e travessas. Dentre tantas criações, destacam-se as velas aromáticas prontas para entrega, que, ao derreterem, ganham outra utilidade: o recipiente vira um copinho de café.

As peças que mais saem, segundo ela, são os copos e xícaras em formato de coração e borboleta, além das peças que trazem alguma mensagem para presentear, como os copos com escritas: amor, paz, alegria, amizade e fé. Os copos de café com vela dentro também são um sucesso de venda e são produzidos em parceria com uma empresa que fica encarregada de produzir a vela.

Xícaras tem alça de coração e fazem sucesso na loja (Foto: Arquivo Pessoal)
Xícaras tem alça de coração e fazem sucesso na loja (Foto: Arquivo Pessoal)
Clientes gostam bastante das peças que trazem mensagens ou palavras de motivação e sentimentos (Foto: Arquivo Pessoal)
Clientes gostam bastante das peças que trazem mensagens ou palavras de motivação e sentimentos (Foto: Arquivo Pessoal)

Liziane explica que o processo de criação é lento e delicado. Após modelar, as peças precisam secar completamente para evitar rachaduras e quebras, antes de passar pelo processo de queima em fornos de alta temperatura, específicos para este produto.

A primeira queima se chama “queima de biscoito”, e dura 8 horas em uma temperatura de mil graus. Após essa etapa, a peça fica pronta para ser pintada com esmaltes para cerâmica. A próxima etapa se chama “queima de esmalte”, dura 9 horas com temperatura entre 1220 e 1240 graus.

Apesar de gostar muito de produzir as peças utilitárias, e adorar ver suas criações facilitando o dia a dia das pessoas, a artesã revela que é na criação de peças artísticas e de decoração que ela encontra sua versão com maior liberdade artística. “Elas são as peças onde eu mais me solto e faço criações mais inspiradoras. Tem um lugar especial no meu coração”.

Conjunto de pires e xícara na cor verde está disponível na loja (Foto: Arquivo Pessoal)
Conjunto de pires e xícara na cor verde está disponível na loja (Foto: Arquivo Pessoal)
Peças levam três semanas para ficarem prontas, após processo lento e delicado (Foto: Arquivo Pessoal)
Peças levam três semanas para ficarem prontas, após processo lento e delicado (Foto: Arquivo Pessoal)

Nascida e criada em Santa Catarina, Liziane se mudou para Campo Grande após receber uma proposta de emprego, há oito anos atrás. Sem conhecer quase ninguém, e longe da família, precisou encontrar maneiras de construir laços e fazer da Cidade Morena seu novo lar.

Em 2020, teve seu primeiro contato com o trabalho em cerâmica, após se inscrever em um curso para se distrair e aprender coisas novas. No início, aprender a função se tratava apenas de um hobbie, mas ela relata que em pouco tempo as peças começaram a chamar a atenção das pessoas do seu convívio, incentivando ela a largar tudo para empreender.

“Eu decidi correr os riscos de ter o meu trabalho triplicado. Sou eu quem faço tudo dentro da loja, eu produzo, eu atendo, eu cuido do online, cuido da loja física. Sempre amei muito trabalhos feitos à mão, sempre tive uma tendência a trabalhos mais criativos e manuais, e também já era uma admiradora de quem sabia fazer cerâmica. Meu processo de criação na cerâmica é influenciado pela minha conexão comigo mesma e pela beleza que encontro nos detalhes cotidianos”, detalha.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A artesã destaca ainda que cada peça é única, e além da técnica, se preocupa também com o compromisso de criar algo que ressoe especial e com significado. “Desde a escolha dos materiais até o desenho inicial de uma simples alça de coração e a moldagem final da peça, cada etapa mostra a arte que a cerâmica não apenas me permite explorar, mas também me faz valorizar o tempo, a paciência, a intuição e o respeito pelo processo natural das coisas”.

Liziane atende no Bairro Chácara Cachoeira, na Rua Raul Pires Barbosa, 1271. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias