Comunidades ribeirinhas de Corumbá terão telecentro para acesso à internet -
Os moradores de Porto Esperança e da Barra do São Lourenço, regiões de difícil acesso à beira do rio Paraguai, no Pantanal de Corumbá, terão acesso à internet este ano, com a implantação de telecentros. O projeto reúne a Prefeitura, o Ministério da Pesca, o Ministério das Comunicações e a Organização Não Governamental (ONG) Ecoa - Ecologia e Ação.
Cada uma das comunidades terá um telecentro com 10 computadores, impressora, projetor multimídia, telão, câmara fotográfica e instrutores para orientar os usuários. Serão selecionados monitores na própria comunidade.
"Eles vão trabalhar durante meio período e ganhar uma bolsa auxílio no valor de R$ 256", explicou Adilson Nascimento dos Santos, coordenador de projetos do Ministério da Pesca em Mato Grosso do Sul. Em dezembro, ele esteve reunido com o secretário municipal de Educação, Hélio de Lima, para definir os detalhes do projeto.
Em Porto Morrinho, na região de Porto Esperança, o telecentro será montado na Casa de Rondon, e na Serra do Amolar na Escola Municipal Rural da Barra de São Lourenço. De acordo com a Prefeitura, eles vão beneficiar alunos e professores destas localidades, mas principalmente, as comunidades tradicionais do Pantanal corumbaense.