Economia Criativa faz encontro regional gratuito nesta quinta-feira
A entrada é gratuita e não é necessária inscrição.
Para o Plano MS+Criativo sair do papel e ganhar a cara da economia criativa sul-mato-grossense, a superintendência tem promovido encontros para coletar contribuições de cada região. Nesta quarta-feira (27) é a vez dos criativos de Campo Grande pontuarem as potencialidades e eventuais dificuldades da região, a partir das 8h, no auditório do Sebrae. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição.
Encontro em Campo Grande
O evento é aberto a toda população, e o público-alvo são secretários municipais e colaboradores das áreas Turismo, Cultura, Esportes e Meio Ambiente, artistas, artesãos, realizadores de eventos, festas tradicionais e festivais, designers, publicitários, arquitetos, professores, empreendedores, agentes, gestores e produtores criativos e outros das áreas da gastronomia.
Depois de finalizar os encontros regionais, todas as proposições serão debatidas em Campo Grande, no dia 5 de dezembro no Encontro Estadual. Data que será formalizado o Plano, para posterior envio do projeto de lei à Assembleia Legislativa.
Na lista de cidades polos que estão sendo ouvidas o que não faltam são talentos e oportunidades. No encontro regional Sul, realizado em Naviraí no último dia 14 de setembro, a Superintendência de Economia Criativa, pasta ligada à Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) provocou reflexões e fez com que os criativos trouxessem à tona o DNA da região.
“A gente conseguiu pensar em um DNA, uma característica de algo genuíno de Naviraí, uma coisa daqui que tem a nossa assinatura”, fala a professora do IFMS, Danila Cristiane Marques Sanches Dockhorn sobre o artesanato feito a partir do bagaço da cana-de-açúcar que forma belas flores.
Funcionária pública e artesã, Virgínia Moreira de Melo conta que este trabalho chegou ao município anos atrás. À época ela não conseguiu fazer o curso, mas depois aprendeu e passou a transformar a matéria-prima em design. “É muito importante este evento passar por aqui, todos saímos maravilhados porque não foi algo de só ouvir palestra, nós pudemos de fato colaborar nas propostas”, explica.
Artesã da Milagre da Fibra, associação de Itaquiraí que utiliza fibra de bananeira para produzir peças, Fátima Sotani fala o quanto o trabalho manual é importante na vida dela, e como o encontro regional em Naviraí lhe abriu a mente. “A gente sai com ideias novas, e o acolhimento foi muito bom”, comenta.
Economia Criativa
Economia Criativa é a junção de três elementos, cultura, tecnologia e economia, tudo isso baseado na criatividade do talento humano. No primeiro semestre de 2023, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul criou a Superintendência de Economia Criativa para fomentar a potencialidade do setor, e desde então vem discutindo as potencialidades e eventuais dificuldades de cada região ao lado de parceiros como Sebrae, Sesc, Sesi e prefeituras municipais.
Para alcançar todos os 79 municípios, o Estado foi dividido em oito encontros regionais no Oeste, Sul, Fronteira, Norte, Centro, Oeste e Costa Leste.
O encontro regional será em Campo Grande, no auditório do Sebrae, localizado na Avenida Mato Grosso, 1661, das 8h às 18h. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.