ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Consumo

Procurando uma nova leitura? Dê uma chance aos autores de MS

Além de encontrar as obras online, é possível comprar presencialmente em livrarias de Campo Grande

Por Aletheya Alves | 16/11/2024 07:40
"Usamos tudo para poesia" é um dos livros que integram a lista de sugestões. (Foto: Aletheya Alves)
"Usamos tudo para poesia" é um dos livros que integram a lista de sugestões. (Foto: Aletheya Alves)

Está em busca de uma nova leitura ou tentando encontrar seu ritmo? Mato Grosso do Sul tem uma série de obras publicadas para leitores variados. Desde o público infantil até para aqueles que gostam de HQs, opções não faltam.

Então, confira abaixo algumas sugestões para se aproximar das escritas construídas por aqui. Todos os livros estão disponíveis na Hámor Livraria, inclusive, alguns foram publicados por sua editora.

  • Usamos tudo para poesia | Alessandra Coelho 

Os textos que compõem a obra de estreia da autora começaram a ser produzidos em 2017 e nasceram enquanto livro em 2022. Nele, as produções são bastante pessoais e também metalinguísticos sobre o processo de se conhecer enquanto poeta.

  • Ototo | Henrique Komatsu 

Apesar de ter nascido em São Paulo e crescido em Curitiba, Henrique se mudou para Campo Grande, inclusive trabalhando em contato com outros escritores. Ototo foi finalista do Prêmio Jabuti em 2020 e traz como um dos temas o silêncio. Veja trecho da obra:

"Então o silêncio que, por tantos anos, me causou estranheza ante meu pai, o silêncio que era apenas de meu pai e o tornava um estranho para mim tornou-se-me familiar. O silêncio ao qual eu passara minha vida inteira apenas reagindo, sem entendê-lo, era a minha história, era a história daquela família que após quarenta anos voltava a se comunicar silenciosamente. O silêncio era uma tradição da qual eu não havia me dado conta. Uma tradição tão forte que atravessara hemisférios, atravessara gerações e ainda se mantinha. Vendo-os, senti que nossos silêncios não eram silêncios de montanhas isoladas. Era a quietude de uma cordilheira, de uma espinhaço”.

  • Pequeno Ensaio Sobre a Tessitura de um Poema | Rossine Benício

Rossine começou a escrever aos 18 anos e demorou 38 para ver seu ensaio publicado. No livro, 35 poemas e fotografias de bordados se unem para levar a literatura do autor. “Algumas poesias falam do próprio ato de escrever, outras sobre amor, amigos e objetivos”.

Sonhos Selvagens é HQ enquanto Pequeno Ensaio sobre a Terrisutura de Um Poema é focado nas palavras. (Foto: Aletheya Alves)
Sonhos Selvagens é HQ enquanto Pequeno Ensaio sobre a Terrisutura de Um Poema é focado nas palavras. (Foto: Aletheya Alves)
  • Sonhos Selvagens | Dudu Azevedo

Saindo da poesia e entrando nas ilustrações, o livro de Dudu traz a história de Simão, um quati atormentado por seus sonhos e que abandonou suas criações artísticas. “O quati divide seu modesto e apertado apartamento com o amigo Tobias, um lobo-guará que se encontra na mesma situação criativa. Os dois se preparam para receber a amiga Joana, uma pomba-asa-branca que ambos não veem há um ano. Eles ainda não sabem, mas esse encontro irá salvar suas almas”.

  • Quebra Torto | Anderson Barboza, Grippho, Marina Duarte, Fábio Quill, Neiton Benites, Daniel Sharman

Reunindo vários artistas de Mato Grosso do Sul, a coletânea possui 172 páginas com resgates de rituais nostálgicos, questionamentos de fronteiras sobre o que é ser humano, além de surpresas, envolvendo criaturas e mistérios folclóricos.

  • A Casa Baís e A Ausente Ordem das Coisas | Fábio Quill 

No primeiro livro, Quill traz Lídia Baís e sua família para as ilustrações, ecoando a frase “por minha causa, vocês ficarão para a história”.

“Cercada de mistérios, proibições e busca por emancipação, Lídia teve sua história obscurecida, pelo patriarcado, mais rígido em seu tempo e pela localização geográfica com as peculiaridades de um Centro-Oeste que não acompanhava o modernismo que surgia e modificava a cultura de outros estados brasileiros”, descreve a síntese do livro.

Já no segundo, “A Ausente Ordem das Coisas”, um grafiteiro é engolido por uma mulher. Depois, um universo surreal se apresenta levando a história.

  • Lígia Burton - Os Segredos da Vovó 

Focado no público infantil, o livro leva o leitor para um universo cheio de enigmas. “A narrativa, articulada de maneira direta, engaja os jovens leitores em peripécias que desvendam lições significativas e segredos, enfatizando a importância da memória e da transferência de saberes entre gerações”.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias