1º edição de Macunaína surpreende e Flora Matos pede “máximo respeito”
Além de Flora Matos, Froid, Onze 20 e diversos artistas regionais se apresentaram na 1ª edição do festival
Neste sábado (21), Campo Grande foi palco da primeira edição do Festival Macunaíma, um evento que celebrou a diversidade da música brasileira e promoveu uma mistura de ritmos em um ambiente de celebração cultural. Com Flora Matos, Froid e Onze:20 como atrações nacionais, juntamente com uma variedade de talentos regionais, o festival agitou a cidade e encantou o público presente.
Macunaíma se destacou por sua diversidade musical, oferecendo um espaço para artistas, grupos e DJs de Campo Grande se juntarem a talentos nacionais. Nomes regionais, como Stabile convida Jah Rebel, Ariadne convida Isa Ramos e TWK, Coletivo Casa Nova convida Golpe Clean, Dj Magão convida Falange da Rima, Julio Prodidy convida Batalha de Rima Abhner, Gustavo Freitas, Nuala, Baiflu, Afropaty, Ladyafro, Dj Macedo e Dj Mascote, todos contribuíram para criar uma atmosfera única de celebração musical e cultural que transcendeu fronteiras e rótulos.
Fernanda Reis, de 23 anos, uma expositora que participou do festival com seu Brechó O Meu Bazar, comentou sobre a experiência de estar no evento: "Estamos curtindo o festival com músicos que a gente gosta e com a oportunidade de divulgar o brechó e o bazar, até porque o nosso bazar apoia qualquer movimento cultural que haja."
Carolina Antonelli, fã do Onze 20, elogiou a organização do evento e expressou o quanto um festival como o Macunaíma era necessário na Capital sul-mato-grossense. "Eu sou fã do Onze 20, sobre o festival achei organizado, é diferente e Campo Grande precisa de um festival como esse."
Os organizadores do Festival Macunaíma empenharam-se em proporcionar uma experiência única para os moradores da Capital. "Nossa ideia é que Campo Grande precisa desse tipo de evento, e na hora de escolher os artistas, fizemos uma curadoria com mais de 50 talentos", explicou Nathalia Chermont, uma das organizadoras e sócias do evento. "É uma sensação muito boa trazer o evento. Estávamos com medo de que as pessoas não comprassem a ideia, mas na última semana, fizemos um esforço conjunto para que todos entendessem a proposta e vissem que Campo Grande pode e merece receber esse tipo de evento. Muitas vezes, as pessoas precisam viajar para São Paulo e outras cidades para curtir esses eventos, mas agora temos um festival nosso."
Em entrevista, a banda Onze 20 destacou a importância da cena local e mencionou como a cidade havia abraçado a banda desde que Belaxu os trouxe a Campo Grande há mais de 10 anos. "Campo Grande é uma casa para a gente. É uma cidade maravilhosa para gravarmos um DVD", sugeriu a banda.
O show de Froid durou uma hora e foi marcado por músicas de seu último álbum e de seu início de carreira. Ele encerrou o show com uma mensagem ao público: "Chora, me liga, implora meu beijo de novo", elogiando a plateia várias vezes durante a apresentação.
Flora Matos subiu ao palco às 2h14 com a música "Ser Sua" e imediatamente pediu para que a grade entre a pista e a área VIP fosse liberada para que todos pudessem curtir o show de perto.
Seu show foi o mais interativo com os fãs, que a aplaudiram e elogiaram durante toda a apresentação. Ela cantou músicas de seus álbuns mais recentes, como Flora de Controle representada pelas faixas: "17 Mina," "Finge que me Odeia," "Água Perrier," e "Chá de Maça". Durante a apresentação, ela também trouxe canções do álbum 'Eletrocardiograma'.
Flora também fez uma homenagem à bossa nova ao cantar "Chega de Saudade" e dedicou uma de suas músicas, "Preta de Quebrada", como um recado para empresários que não apoiam a carreira de artistas e, sem medo de falar o que pensa, mandou um recado.
"Nós tivemos que driblar tudo isso muito mesmo. Não é fácil ver pessoas influentes falando que você só decepciona. Quem vai no meu show, quem me conhece no dia a dia sabe da minha responsa. [...] Não aceitem mulheres, não abaixem a cabeça mulheres, segue o baile", diz.
Nos bastidores e em meios aos fãs, o festival foi um sucesso e deixou um impacto significativo na cena musical de Campo Grande. A diversidade e a energia contagiante do evento deixaram uma impressão duradoura e que prometem mais edições memoráveis no futuro.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.
Confira a galeria de imagens: