Após amor de Carnaval, casal decidiu conhecer o mundo de mochilão
Gemma, Tomás e Yago usam da música para conseguir se manter durante os trajetos
Juntos há um ano e meio graças ao carnaval argentino, Gemma Adhara Mamani e Tomás Valencia decidiram pegar as malas, seu cachorro Yago e partir para o mundo de mochilão. Após percorrer o território da Argentina de norte a sul, o casal partiu para a Bolívia e, agora, explora as cidades brasileiras.
Enquanto Gemma se garante no violino, Tomás arrisca as notas do guitalele, uma junção entre guitarra e ukulele, para manter a renda ativa. Em Campo Grande há apenas alguns dias, os dois narram que a aventura realmente nasceu a partir de um amor de carnaval.
Ainda no país natal, o trio passou cerca de seis meses fazendo mochilão após saírem de Salta, cidade próxima à Bolívia. E, com vontade de cruzar as fronteiras, decidiram que iriam começar pelo Brasil.
“É a primeira vez que estamos aqui, viemos para conhecer”, conta Tomás, se esforçando no espanhol com português. Enquanto ele ainda consegue entender um pouco mais do idioma brasileiro, a violinista segue o companheiro em suas traduções.
Explicando sobre os trajetos, Tomás comenta que decidiram chegar ao Brasil por Campo Grande devido à fronteira com a Bolívia. Mas, explicando que devem ficar por aqui durante pouco tempo, a ideia é conhecer todos os estados nos próximos meses.
Com pouco dinheiro guardado, o melhor jeito de garantir a viagem foi através da música, algo presente na vida de Gemma desde a infância. De acordo com Tomás, a companheira deu início aos estudos quando tinha apenas dez anos de idade, “ela fez parte do conservatório em Buenos Aires”.
Já Tomás aprendeu a tocar o guitalele há cerca de cinco anos e, enquanto Gemma se apresenta como musicista, ele conta que apenas se diverte. “Ela começou com influência da família, o avô é músico, tocava violão. [...] Para mim é diversão, gosto de tocar”.
Aproveitando Campo Grande, o casal comenta que gostaram da cidade e, contrariando as percepções gerais da cidade, se sentiram bastante acolhidos pelas pessoas. “A cidade é linda, grande, o parque é muito bonito e as pessoas acolhedoras”, comentou Gemma.
Após se sentirem completos com a passagem por Mato Grosso do Sul, a ideia é ir para o Rio de Janeiro e, em seguida, tocar o caminho até a região norte. De acordo com Tomás, ainda vão voltar para a Argentina antes de conhecerem outros países, mas a viagem deve seguir.
E, apesar de pouco tempo na estrada, os dois explicam que já precisaram se adaptar aos riscos das estradas. Isso porque enquanto havia guardado dinheiro para o mochilão, uma queda da bagagem durante a noite fez com que a carteira desaparecesse.
Mas, sem desanimar, o objetivo continuou ativo e, agora, o amor de carnaval continua tomando a frente e seguindo pelas ruas com muita música.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).