ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  27    CAMPO GRANDE 32º

Diversão

Artistas de Campo Grande concorrem a prêmios em 1º festival de teatro acessível

Apresentação será transmitida nesta sexta-feira (22), às 20h, pelo canal Escola de Gente

Por Thailla Torres | 21/09/2023 10:02
Atores da Companhia Grupo Casa, gravaram no Monumento ao índio, no Parque das Nações Indígenas
Atores da Companhia Grupo Casa, gravaram no Monumento ao índio, no Parque das Nações Indígenas

Atores campo-grandenses foram selecionados para a primeira edição do “ETA Festival - INsquetes de Teatro Acessível”, com espetáculos online e gratuitos inclusivos em todas as suas etapas.

Foram aceitos 24 cenas curtas com temas sobre inclusão, etarismo, capacitismo, racismo e outros, no âmbito da diversidade e da interseccionalidade, por esse motivo, o Festival batizou as esquetes como INsquetes.

Com bases na palhaçaria e no teatro, os atores da Companhia Grupo Casa, gravaram no Monumento ao índio, no Parque das Nações Indígenas, e contam a história de Jucicleide e Roberval, dois apaixonados pelas pessoas erradas, que lutam entre a vida e a morte para se encaixarem na sociedade, até que um dia Roberval decide romper o ciclo de mentiras e hipocrisia revelando à sua amada um segredo que mudará seus caminhos para sempre.

Adaptado do romance clássico de William Shakespeare, Romeu e Julieta, a cena curta chamada “Róémeu e Juédela” é uma realização do Grupo Casa, liderado pelo artista Krelviz, que assina o roteiro e também atua na produção como Tonka. Além dele, as atrizes Gabriella Thais e Mariana Lima interpretam Jucicleide e Marielza e o ator Fernando Averaldo dá vida ao Roberval.

A equipe ainda conta com a direção, figurino e caracterização de Ligia Prieto, cenário de Kelly Figueiredo, narração e sonoplastia de Leonardo de Castro, filmagem de Jéssica Santos e Lethícia Rodrigues como assistente de produção. “Falando de produção tivemos grandes desafios, em nossa mente o cenário perfeito para uma adaptação de Romeu e Julieta deveria ser o Monumento Indígena do Parque das Nações por se aproximar muito com a estética de um castelo, graças a determinação e comprometimento da equipe conseguimos. A mescla entre o teatro clássico e o contemporâneo criou uma dinâmica muito interessante de se assistir, onde muitas coisas são possíveis, inclusive Romeu se apaixonar por uma Drag Queen”, conta Krelviz.

Os INsquetes finalistas de cada uma das oito categorias serão avaliados por uma banca de júri especializado e serão conhecidos no sábado (23) e no domingo (24) será aberta a votação para o Júri Popular com votação online através do aplicativo “VEM CA Cultura Acessível”. A premiação total é de 50 mil reais.

O festival é uma iniciativa da Escola de Gente - Comunicação em Inclusão, ONG idealizada e criada há 21 anos pela jornalista Claudia Werneck e que é referência nacional e internacional em cultura acessível, com mais de 100 reconhecimentos e premiações, entre eles a “Ordem do Mérito Cultural”, da presidência da república, por sua inovação em acessibilidades artísticas. A Escola de Gente acaba de ser nomeada pela Ministra Margareth Menezes para integrar a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) no mandato 2023-2025 como representante do tema Acessibilidade.

As apresentações dos selecionados estão sendo transmitidas no YouTube.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias