“Cachoeira Secreta” a 37 km é presente após trilha entre amigos
Localizada em propriedade particular de Jaraguari, cachoeira agora pode receber visitantes através de empresa especializada
Antes da pandemia, a maior parte dos planos – pelo menos pra mim – tinha tudo a ver com o fato de se relacionar com os outros, de preferência em um barzinho lotado e a cerveja gelada como protagonista da cena. Agora, na era da covid-19, conforme as pessoas começam a pensar em se aventurar de novo – sozinhas, com familiares ou amigos próximos –, vejo muitos optando por roteiros com público enxuto e mais próximos da natureza.
Prova disso são os novos destinos das empresas de aventura na cidade, que já oferecem trilhas, rapel e encontro com cachoeiras a pouquíssimos quilômetros de Campo Grande, garantindo aquele bate e volta revigorante. “É uma forma das pessoas amenizar o estresse e terem um encontro diferente, ao ar livre”, explica o guia de turismo Cristevan Veloso, sócio proprietário do Trilha Extrema.
Com número reduzido de participantes, o guia preparou um roteiro novo para os apaixonados por aventura. A ‘Cachoeira Secreta’, um paraíso escondido entre a mata fechada e muito bem preservada pelo proprietário de uma fazenda em Jaraguari, a 37 quilômetros da Capital, é a nova queridinha das trilhas oferecidas pela empresa.
A cachoeira tem seis quedas d'água e aproximadamente 15 metros de altura. “O que tona essa uma das mais lindas cachoeiras da região de Jaraguari”, diz o guia.
Ela está localizada dentro de uma propriedade particular do município, por isso, não adianta pegar o carro e fazer a linha “intruso ou invasor” para chegar à cachoeira. É preciso autorização do proprietário e chegar até o local através de empresas autorizadas como o Trilha Extrema.
“É uma forma que ele encontrou de preservar o local. Infelizmente há pessoas que já chegaram por lá sem avisar e isso não pode. Por isso, nós vamos realizar nos próximos meses passeios especiais na região, garantindo que novas pessoas conheçam essa beleza”.
O próximo passeio está agendado para o dia 13 de setembro. A diversão será das 6h30 às 12h30 e o investimento custa R$ 110,00 por pessoa. O percurso será feito com no máximo 20 pessoas, garante o guia.
Com nível de dificuldade intenso, quem escolher a aventura fará uma trilha de 6 quilômetros até chegar à cachoeira. “Nessa trilha ainda passará por encontro de córregos e várias quedas d'água que tornam nosso roteiro ainda mais especial”, afirma Cristevan.
Antes da trilha, na sede da fazenda, estará incluso um café da manhã reforçado, com direito a quebra-torto, elaborado com carreteiro e ovo frito. “Já fizemos duas trilhas nesse local e nesses dois momentos a sensação foi o quebra-torta”, diz o guia.
Quanto a prevenção contra covid-19, Cristevan explica que o número reduzido de pessoas já é uma das medidas adotadas. “Também oferecemos álcool em gel e orientamos sobre os cuidados”.
Para quem nunca fez uma trilha semelhante, o guia deixa algumas dicas de itens essenciais. “O cheklist recomendável para a trilha inclui calça para trilha, tênis ou bota confortável, camiseta ou camisa de manga comprida, boné, toalha pequena, roupa de banho, repelente, protetor solta e água”, explica.
Quem quiser participar da aventura e conhecer a cachoeira, clique aqui.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.