Capoeira abre em grande estilo mês criado para falar da consciência negra
Em comemoração ao mês da Consciência Negra, alguns dos grupos de capoeira de Campo Grande estão reunidos desde ontem em eventos com palestras, oficinas e manifestações culturais típicas das cultura afro. Toda a programação é gratuita.
Além das atividades culturais, os eventos trazem alguns dos mais importantes mestres de capoeira do País. Outro momento importante será os batizados e graduações realizados no fim de semana.
Festival Essência da Capoeira
Até o dia 14 de novembro, a Escola de Capoeira Roda de Bamba faz a 3° edição do Festival Essência da Capoeira. Além das vivências sobre o esporte, o evento terá também oficinas de jongo, dança africana ritmada pelo batuque dos tambores e o maculelê, outro ritmo que mescla os passos de dança com movimentos de luta.
Na relação de oficinas haverá “capoeira angola” e “capitães da areia”, palestradas pelos mestres Adilson, de São Paulo, e mestre Claudio da Bahia.
“O evento tem como objetivo, democratizar o acesso a cultura afro brasileira, justamente no mês da Consciência Negra. Fazer com que o público exerça essa consciência na prática, não só pela capoeira, mas também por meio das manifestações culturais”, diz um dos organizadores do evento, o professor Ettore Batalha.
Sábado (07)
Local: SESC, Morada dos Baís
Capoeira Angola – Os Angoleiros do Sertão Horário: 09h e 16h
Local: Espaço Higa, Esplanada Rodoviária
Capoeira Angola – Os Angoleiros do Sertão Horário: 21h
Domingo (08)
Local: Cortejo saindo da Morada dos Baís em direção a Praça Ary Coelho
Capoeira Angola – Os Angoleiros do Sertão // Roda do Adeus Adeus Horário: 09h
Terça-feira (10)
Local: SESC, Morada dos Baís
Jongo – Edson Neski Escola de Curimba Horário: 18h
Quarta-feira (11)
Local: Plataforma Cultural, esquina da Rua Calógeras com Avenida Mato Grosso
Maculelê / Instrumentação – Mestre Leandro Busanello Horário: 18h
Quinta-feira (12)
Local: Plataforma Cultural, esquina da Rua Calógeras com Avenida Mato Grosso
Vivência com os Mestres Horário: 18h
Sexta-feira (13)
Local: Academia ArtFísica, Avenida Capital, 773
Roda de Sexta Horário: 19h
Sábado (14)
Local: Sesc Morada dos Baís
Batizado Horário: 15h
10° Encontro Nacional de Capoeira
O evento reunirá aproximadamente 15 mestres e cerca de 20 professores de capoeira, tanto da Capital quanto de todo País. A organização espera um público de mais de 200 pessoas, que acompanharão as cerimônias de batismo, troca de graduação e consagração de mestre de capoeira.
O evento é uma realização do grupo Porto da Barra, que há 15 anos é referência no estudo e prática de capoeira em bairros mais pobres de Campo Grande. “Além de comemorar o mês da consciência, o evento mostra a expressão desse esporte na periferia. A importância da capoeira para a inclusão social e na qualidade de vida”, explica o mestre Amauri, um dos organizadores do encontro.
Sábado (07)
Horário: 10h
Local: Rua Barão do Rio Branco (em frente ao Banco Itaú, entre as rua 14 de julho e 13 de Maio )
Roda de Capoeria
Horário: 17h
Local: Rua Antônio Correa, 57 Batizado, Troca de Graduações e a Consagração a Mestre
Domingo (08)
Horário: 16h
Local: CRAS Rosa Adri, Rua Lúcia dos Santos, s/n , bairro Dom Antonio Barbosa Batizado e Formatura do Mestre Serginho – Projeto Asas do Futuro