Casa da Cultura inaugura, mas só vai funcionar na próxima semana
Espaço será dedicado principalmente à educação artística, a partir de segunda-feira (23)
Foi inaugurada, na noite desta quinta-feira (19), a Casa de Cultura de Campo Grande. O espaço dedicado à arte reaproveita o centenário Mello e Cáceres, prédio instalado na Avenida Afonso Pena, região central da Cidade Morena, para o incentivo ao consumo da cultura local.
Administrado pela prefeitura, o local vai garantir, das 9 às 18h, sessões de teatro, ensaios musicais a oficinas artísticas. Quem conheceu o Sesc Cultura vai estar acostumado com a estrutura. Na parte inferior segue a biblioteca e espaço de leitura com acréscimo de uma sala dedicada aos artesãos sul-mato-grossenses.
Há ainda um café (também herança do antigo Sesc) e uma sala pra exposição de artes. No piso superior há duas salas de ensaio, uma para artes cênicas e outra para música. Além disso, se manteve o Museu da Força Expedicionária Brasileira e se somou um ateliê.
Diego Torraca, gestor da Casa de Cultura, destacou que a Casa de Cultura quer proporcionar um ambiente de exposição, capacitação e desenvolvimento para os artistas da cidade, tornando-se uma referência no município.
"É um local para termos tudo o que há de melhor na nossa cultura. Temos a pretensão de trazermos a arte e a educação porque são objetos de transformação. Teremos crianças, jovens, idosos, uma diversidade de pessoas, de pensamento, de ideias, todos reunidos em trazer cultura e identidade".
Para a secretária de Cultura e Turismo, Mara Betânia Gurgel, a nova casa busca somar educação e arte para a cidade. "É muito mais profundo do que pensam, temos grandes artistas que mereciam um espaço assim. Temos artistas que não têm espaço para fazer exposição de arte e são conhecidos internacionalmente".
Ainda segundo a gestora, a listagem de cursos será disponibilizada na próxima semana. "Teremos desde aula de violão, sanfona e também dança. Como estamos em um período delicado, o período eleitoral, temos uma série de regras a seguir. Então, iremos comunicar a abertura do espaço para os artistas".
Ator e diretor de teatro pela Companhia Perspectiva, Natan Soares aprovou a adequação do espaço. "É sempre bom ter mais um local dedicado à cultura e o que a gente espera é que realmente esteja aberto para nós porque Mato Grosso do Sul tem muitos bons artistas. Nós ficamos sabendo através da divulgação pelo Fórum de Cultura. Por sorte, eu estava no Centro e consegui aproveitar para vir até aqui na inauguração", comentou.
Serviço - Casa da Cultura
- Horários de funcionamento: seg à sex: 9 às 18h; sáb: 9 às 17h.
- Endereço: Avenida Afonso Pena, 2.270 - Centro
Confira a galeria de imagens:
Prédio que tem história - A última ocupação do prédio Mello e Cáceres era responsabilidade do Sesc, que funcionou no local entre 2018 e março deste ano. O então Sesc Cultura deixou o endereço da Avenida Afonso Pena após a reforma da unidade Teatro Prosa ser finalizada.
Mas a história da construção é bem mais antiga, da década de 1930, após em 1922 a obra ser iniciada para sediar a 1ª Circunscrição Militar, uma divisão administrativa do Exército. Depois, passou a se chamar 9ª Região Militar.
Entre 1984 e 1994, o local passou a ser usado pelo Governo de Mato Grosso do Sul e se tornou quartel da Polícia Militar. Depois, foi declarado patrimônio histórico e, em 1995, se transformou na sede do Colégio Militar.
Em 1997, passou a ser ocupado pela 30ª Circunscrição do Serviço Militar e, anos depois, abrigou o Museu das Forças Expedicionárias Brasileiras.
Durante o período entre 2001 e 2003, o escritório da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra e da Fundação de Cultura do Exército foi quem o ocupou.
Toda a construção significou muito para o desenvolvimento de Campo Grande, tanto que servia como um chamariz para indicar a modernidade da cidade.
Falando do cenário arquitetônico, a construção é considerada o primeiro edifício de dois pavimentos que envolveu equipes de engenharia e arquitetura. Enquanto a Morada dos Baís foi feita por construtores não vinculados à academia, ele relata que o Mello e Cáceres envolveu essa conexão com os grandes centros.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.