ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 30º

Diversão

Casa de Manoel de Barros abre as portas diariamente para visitação

Visita guiada na casa do poeta Manoel de Barros está disponível para o público geral e escolas, basta agendar

Thailla Torres | 15/02/2023 08:31
Casa de Manoel de Barros abre as portas diariamente para visitação
A residência onde o poeta Manoel de Barros (1916-2014) viveu nas últimas décadas de sua vida foi transformada em Museu Casa Literário, intitulado Casa-Quintal Manoel de Barros. (Foto: Alex Machado/Campo Grande News)

A partir do dia 16 de fevereiro a Casa-Quintal Manoel de Barros começa uma nova etapa desde sua abertura no último setembro. A partir de agora, as visitas guiadas serão diárias, com início a partir das 10h. Mas é preciso agendar pela plataforma Sympla.

A residência onde o poeta Manoel de Barros (1916-2014) viveu com a esposa Stella Barros e família nas últimas décadas de sua vida, em Campo Grande, foi transformada em Museu Casa Literário, intitulado Casa-Quintal Manoel de Barros com recantos lúdicos que evocam a memória do escritor e oferecem espaços de interação com o público infantil.

O lugar que serviu de inspiração para Manoel de Barros criar parte significativa de sua obra foi aberto para visitação em 25 de setembro de 2022, com a presença da atriz e poetisa Elisa Lucinda, a poetisa indígena Gleycielli Nonato Guató e do grupo de jazz El Trio.

A criação do espaço cultural, que é voltado à memória e à invenção poética, é fruto de um movimento que aglutina artistas e produtores do Estado e de todo o País, que se reuniram enquanto Sociedade dos Amigos da Casa-Quintal Manoel de Barros em projeto realizado pela Fundação Nelito Câmara, Pólo Filme e correalizado pelo Sesc Cultura do Estado e com o apoio da Energisa. O projeto conta ainda com o apoio cultural da Polca, Casa de Ensaio e Essência de Mato.

Durante esse período, a Casa-Quintal recebeu atrações como a atriz e apresentadora Bruna Lombardi, a cantora e compositora Tetê Espíndola, com o maestro Eduardo Martinelli e o músico Márcio de Camilo, com seu show Crianceiras. O espaço também já está aberto para visitação, mas apenas duas vezes por semana.

O ambiente doméstico onde viveu Manoel de Barros, com sua vasta biblioteca e o escritório “Lugar de Ser Inútil”, está sendo exposto ao público em geral e pré-agendamentos com escolas.

Agendamento - A visitação pode ser agendada pela plataforma Sympla. Informações também são disponibilizadas na página de Instagram @casaquintalmanoeldebarros e pelo telefone 9 8167-8375 com Lizandra Moraes.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Além da exposição de documentos raros, cartas trocadas pelo poeta com amigos como o jornalista Pedro Espíndola, desenhos de sua autoria e fotos que retratam o cotidiano de Manoel na sua fazenda no Pantanal e na residência em Campo Grande, a Casa-Quintal terá ainda uma sala imersiva concebida pelo artista visual Ivan Soares, com imagens de Manoel de Barros dos filmes “Caramujo-Flor”, de Joel Pizzini, e “Planuras”, de Maurício Copetti, bem como registros audiovisuais de Ricardo Câmara Pieretti no interior da casa do escritor.

Entre os artistas que aderiram à recriação da residência em “Casa-Quintal Manoel de Barros” estão os escritores Raduan Nassar, Mia Couto, Eucanaã Ferraz, Sérgio Medeiros, Adalberto Müller; os cantores e compositores Ney Matogrosso, Tetê Espíndola, Adriana Calcanhoto, Alzira Espíndola, Egberto Gismonti, João Guilherme Ripper e as atrizes e poetisas Bruna Lombardi, Elisa Lucinda e Gleycielli Nonato Guató.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias