ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Diversão

Casa de Manoel de Barros terá espetáculo para celebrar 106 anos do poeta

Na ocasião haverá homenagem a Pedro Spíndola, grande amigo do poeta, que faleceu recentemente.

Thailla Torres | 16/12/2022 16:23
O cantor, compositor, e autor do projeto Crianceiras foi vizinho do poeta Manoel de Barros em Campo Grande, quando teve a inspiração de homenagear sua obra através de sua música.
O cantor, compositor, e autor do projeto Crianceiras foi vizinho do poeta Manoel de Barros em Campo Grande, quando teve a inspiração de homenagear sua obra através de sua música.

A Casa-Quintal celebra na próxima segunda-feira, 19 de dezembro, a partir das 18h30, os 106 Anos-Luz do poeta Manoel de Barros com o espetáculo Crianceiras-Acústico, de Márcio de Camillo. A abertura será com o Teatro de Bonecos Manual de Barro II, de Marcos Moura. Os ingressos podem ser adquiridos na Plataforma Sympla.

Em correalização da Fundação Nelito Câmara, Polofilme com o Sesc Cultura MS e apoio da Energisa, Documenta Pantanal e Polca, o espetáculo "Crianceiras" completa 10 anos de muito sucesso com o público infantil.

O projeto nasceu de uma visita de Márcio de Camillo a Manoel de Barros em 2007, na então morada do poeta, a atual Casa-Quintal. O cantor, compositor e autor do projeto foi vizinho do poeta Manoel de Barros em Campo Grande, quando teve a inspiração de homenagear sua obra através de sua música.

Na Casa-Quintal Márcio irá cantar e contar um pouco desta trajetória que resultou no CD "Crianceiras" lançado em 2011 e no espetáculo em 2012. Conforme afirma De Camillo, a partir de então, cumpriu-se a profecia poeta, quando ele disse ao músico: “no começo eu vou te levar; mas, depois, é você quem me leva”.

Crianceiras nasceu CD, foi para a TV, depois para o palco, celular até pousar na sala de aula, de onde segue a “voar fora da asa”. Outra atração que abrirá a apresentação de Crianceiras, é o espetáculo de teatro de bonecos, Manual de Barro II – Concerto a Céu Aberto para Solos de Objeto, de Marcos Moura com direção musical de Toninho Porto.

Trata-se de uma espécie de sinfonia de um mesmo tema que, segundo o diretor, se caracteriza "pela simplicidade da criança que enfoca o poema e transvê o mundo, mostrando um caminho de fantástica e feliz transfiguração da vida". Marcos Moura destaca ainda que na peça "a imersão no devaneio e onirismo, permitirá vivenciar-se a relação entre avô e neto que está no inconsciente coletivo e se manifesta com relação à vida".

A intenção, segundo o diretor, é abordar a morte do avô não apenas como um sofrimento ou uma perda, mas como a realização poética de um grande desejo de transfiguração e descoberta de outros horizontes. Trata-se enfim de "um espetáculo sobre a primeira e a terceira idades e, talvez, sobre outras, mergulhando no universo de um menino que vê tudo poeticamente", conclui o diretor.

Durante o evento, a Casa-Quintal vai render uma homenagem a Pedro Spíndola, amigo pessoal do poeta, falecido recentemente, e um dos entusiastas da preservação da memória de Manoel de Barros, através da criação da Casa e publicações como "Celebração das Coisas" (2006), que conferiu aos bonecos desenhados pelo poeta a condição de série, estimulando assim esta nova faceta de Barros.

Pedro Spíndola esteve presente na inauguração da Casa-Quintal e sonhava com a ampliação do espaço com expansão do imóvel para acolher todo o legado de Manoel, através do apoio governamental, e reconhecimento da casa do Manoel como patrimônio da cultura brasileira.

Com as apresentações de Crianceira e Manual de Barro II, a Casa-Quintal celebra assim o nascimento do poeta Manoel de Barros, valorizando o seu universo lúdico que resultou em inúmeras publicações dirigidas ao público infantil. Estão previstas inúmeras atividades para o próximo ano, como um recital de música do multi-instrumentista Egberto Gismonti em duo com o poeta e escritor sul-mato-grossense Adalberto Müller. Gismonti é autor de dois discos inspirados na obra de Manoel de Barros, Música De Sobrevivência e Livro das Ignoraçãs, este último inédito ainda no Brasil.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias