ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 28º

Diversão

Casa de Manoel de Barros terá espetáculo para celebrar 106 anos do poeta

Na ocasião haverá homenagem a Pedro Spíndola, grande amigo do poeta, que faleceu recentemente.

Thailla Torres | 16/12/2022 16:23
O cantor, compositor, e autor do projeto Crianceiras foi vizinho do poeta Manoel de Barros em Campo Grande, quando teve a inspiração de homenagear sua obra através de sua música.
O cantor, compositor, e autor do projeto Crianceiras foi vizinho do poeta Manoel de Barros em Campo Grande, quando teve a inspiração de homenagear sua obra através de sua música.

A Casa-Quintal celebra na próxima segunda-feira, 19 de dezembro, a partir das 18h30, os 106 Anos-Luz do poeta Manoel de Barros com o espetáculo Crianceiras-Acústico, de Márcio de Camillo. A abertura será com o Teatro de Bonecos Manual de Barro II, de Marcos Moura. Os ingressos podem ser adquiridos na Plataforma Sympla.

Em correalização da Fundação Nelito Câmara, Polofilme com o Sesc Cultura MS e apoio da Energisa, Documenta Pantanal e Polca, o espetáculo "Crianceiras" completa 10 anos de muito sucesso com o público infantil.

O projeto nasceu de uma visita de Márcio de Camillo a Manoel de Barros em 2007, na então morada do poeta, a atual Casa-Quintal. O cantor, compositor e autor do projeto foi vizinho do poeta Manoel de Barros em Campo Grande, quando teve a inspiração de homenagear sua obra através de sua música.

Na Casa-Quintal Márcio irá cantar e contar um pouco desta trajetória que resultou no CD "Crianceiras" lançado em 2011 e no espetáculo em 2012. Conforme afirma De Camillo, a partir de então, cumpriu-se a profecia poeta, quando ele disse ao músico: “no começo eu vou te levar; mas, depois, é você quem me leva”.

Crianceiras nasceu CD, foi para a TV, depois para o palco, celular até pousar na sala de aula, de onde segue a “voar fora da asa”. Outra atração que abrirá a apresentação de Crianceiras, é o espetáculo de teatro de bonecos, Manual de Barro II – Concerto a Céu Aberto para Solos de Objeto, de Marcos Moura com direção musical de Toninho Porto.

Trata-se de uma espécie de sinfonia de um mesmo tema que, segundo o diretor, se caracteriza "pela simplicidade da criança que enfoca o poema e transvê o mundo, mostrando um caminho de fantástica e feliz transfiguração da vida". Marcos Moura destaca ainda que na peça "a imersão no devaneio e onirismo, permitirá vivenciar-se a relação entre avô e neto que está no inconsciente coletivo e se manifesta com relação à vida".

A intenção, segundo o diretor, é abordar a morte do avô não apenas como um sofrimento ou uma perda, mas como a realização poética de um grande desejo de transfiguração e descoberta de outros horizontes. Trata-se enfim de "um espetáculo sobre a primeira e a terceira idades e, talvez, sobre outras, mergulhando no universo de um menino que vê tudo poeticamente", conclui o diretor.

Durante o evento, a Casa-Quintal vai render uma homenagem a Pedro Spíndola, amigo pessoal do poeta, falecido recentemente, e um dos entusiastas da preservação da memória de Manoel de Barros, através da criação da Casa e publicações como "Celebração das Coisas" (2006), que conferiu aos bonecos desenhados pelo poeta a condição de série, estimulando assim esta nova faceta de Barros.

Pedro Spíndola esteve presente na inauguração da Casa-Quintal e sonhava com a ampliação do espaço com expansão do imóvel para acolher todo o legado de Manoel, através do apoio governamental, e reconhecimento da casa do Manoel como patrimônio da cultura brasileira.

Com as apresentações de Crianceira e Manual de Barro II, a Casa-Quintal celebra assim o nascimento do poeta Manoel de Barros, valorizando o seu universo lúdico que resultou em inúmeras publicações dirigidas ao público infantil. Estão previstas inúmeras atividades para o próximo ano, como um recital de música do multi-instrumentista Egberto Gismonti em duo com o poeta e escritor sul-mato-grossense Adalberto Müller. Gismonti é autor de dois discos inspirados na obra de Manoel de Barros, Música De Sobrevivência e Livro das Ignoraçãs, este último inédito ainda no Brasil.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias