Cercado de natureza, professor criou projeto para tirar alunos da sala
Alguns dos esportes e atividades promovidas pelo Catalogando Aventuras incluem rapel, escalada e boia cross
Lecionando em Aquidauana, município de Mato Grosso do Sul que vem ganhando cada vez mais os holofotes de quem gosta de ecoturismo e esportes de aventura, o professor Pablo Teixeira Salomão, de 45 anos, decidiu criar um projeto para enaltecer as belezas e potencialidades da região da Estrada Parque Piraputanga e o Portal do Pantanal Sul.
Pablo comenta que, apesar de dar aulas em uma cidade cercada de belezas naturais, rios, montanhas e trilhas, muitos de seus alunos nunca sequer haviam frequentado esses lugares, foi então que sentiu a necessidade de criar um projeto que proporcionasse essas experiências aos estudantes do município de Aquidauana e visitantes.
A ideia surgiu em 2018, durante a Semana do Meio Ambiente, que ocorre uma vez por ano, com o objetivo de conscientizar os alunos e a população em geral sobre a importância de preservar a natureza, destacando ações que envolvam o meio ambiente.
O evento acontecia em parceria com o Corpo de Bombeiros e o Exército, que auxiliavam com mão de obra e equipamentos nas ações, porém, naquele ano, eles precisaram se deslocar para atender ocorrências de queimadas no Pantanal, e não puderam atender o Instituto na Semana do Meio Ambiente.
Foi então que Pablo teve a ideia de criar a expedição Catalogando Aventuras, onde os alunos pudessem se especializar para operar, coordenar e executar as tarefas que precisavam de mão de obra especializada, e de quebra, curtir o melhor que a natureza tem para oferecer.
“Até então, os meus estudantes nunca tinham ido até o Rio Aquidauana, ou frequentado esses locais, como as montanhas. Eles não conheciam as belezas do local que a gente está inserido. A partir daí, nós começamos a criar essas ações”, detalha.
Hoje, os alunos envolvidos no Catalogando Aventuras têm curso de Guia de Turismo Local, Condutor de Turismo e Aventura, curso de Trilha, dentre outros, o que capacitou eles a projetar e planejar todas as ações sem depender mais da mão de obra de fora da escola.
O projeto é coordenado por Pablo, que é doutor em Saúde e desenvolvimento da Região Centro Oeste, e professor de educação física do IFMS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul), do Campus Aquidauana.
Atividades desenvolvidas
Alguns dos esportes e atividades promovidas pelo Catalogando Aventuras incluem rapel, escalada, boia cross, rafting, trilhas, acampamento, standup paudle e montagem de tirolesa.
O rafting é feito no distrito de Piraputanga e Camisão, em Aquidauana. O esporte é feito em rio e consiste em desviar dos obstáculos naturais que aparecem ao longo do percurso e remar até o destino final. O standup paudle é realizado no Rio Aquidauana, e a atividade consiste em ficar de pé em cima de uma prancha e remar.
A boia cross é feita no distrito de Piraputanga, e consiste na descida de rios, praticada sentado em boias. O rapel é feito no distrito de Piraputanga e no Morro do Paxixi, localizado em Camisão. A atividade é praticada com o uso de cordas e equipamentos utilizados para a descida de paredões e vãos livres.
Em breve, Pablo e seus alunos irão levar o projeto para escolas pantaneiras, localizados no Pantanal da região do município de Aquidauana. “As atividades serão construídas e adaptadas para as crianças”, completa.
Como participar
As expedições são realizadas com o intuito de treinar o grupo de alunos, e também são abertas agendas para escolas, associações e projetos parceiros. Pablo explica que, quanto ao público em geral, eles encaminham para as empresas parceiras que fornecem os passeios e as atividades.
Caso haja demanda, e as empresas não consigam atender, o projeto abre vagas para o público geral quando vai atender algum público externo
As saídas ocorrem sempre no IFMS - Campus Aquidauana, e o deslocamento dos grupos é de responsabilidade do projeto, associação ou escola.
O Catalogando Aventuras não cobra para realizar as atividades, sendo cobrado apenas o seguro obrigatório individual de Atividades de Aventuras, e o pagamento do embarque e desembarque (para propriedades particulares). O valor varia de R$ 30 a R$ 50.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: