ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 22º

Diversão

Com história de andarilho, Grupo Acaba anuncia show gratuito

Evento acontecerá no dia 19 de agosto, diante a doação de 1 kg de alimento não perecível

Gustavo Bonotto | 27/07/2023 21:48
Com história de andarilho, Grupo Acaba anuncia show gratuito
Fundado em Mato Grosso do Sul, Grupo Acaba se apresenta em espetáculo. (Foto: Reprodução)

Grupo Acaba, de música regional raiz de Mato Grosso do Sul, realizará show gratuito de seu mais novo trabalho, "Cabeza de Vaca, Andarilho das Américas" no dia 19 de agosto, às 17h, na Concha Acústica Helena Meirelles, localizada na Rua Antônio Maria Coelho. A entrada será um quilo de alimento não perecível, que será doado a instituições que realizam trabalho social com a população.

De acordo com a nota enviada à imprensa, o integrante do grupo Moacir Lacerda explica que a ideia de fazer uma cantata musical sobre o conquistador espanhol Álvar Nunes Cabeza de Vaca surgiu durante a pandemia.

“Este é um trabalho de pesquisa que eu iniciei na pandemia e fala desse grande personagem, um espanhol que foi governador da bacia do Prata, foi o primeiro homem branco a entrar no Pantanal em 1540, ele deu o nome de Laguna de los Xaraés. Ele também começou a dar cavalo para os índios guaicurus num processo de pacificação. Esse personagem tem uma grande importância para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o Oeste do Brasil também. Poucos livros de história falam sobre ele”.

Após a leitura de cinco livros, Lacerda fala que o personagem merecia não só uma música, mas uma obra musical, o qual se tornou a ópera, dividida em Vaca América - Hemisfério Norte e Vaca América - Hemisfério Sul.

"São 22 músicas, divididas na Opus 1 até a Opus 22. A história começa a ser contada dez anos antes, em 1527, quando ele saiu da Espanha para ser o governador e fundar o vice-reino da Flórida. A Espanha tinha o vice-reino do México, o vice-reino do Peru e o vice-reino da prata. E aí o governo espanhol o designou para fundar e ser o governador", explicou Lacerda.

O projeto tem apoio da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul). Além do projeto, hits do Grupo Acaba serão apresentados.

Com história de andarilho, Grupo Acaba anuncia show gratuito
Os sete integrantes do Grupo Acaba durante a divulgação de seu novo projeto. (Foto: Reprodução)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias