ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 21º

Diversão

Comunidades serão tomadas pela dança contemporânea neste mês

Conscientização sobre a relevância da arte e da cultura estão entre os objetivos do projeto

Thailla Torres | 09/02/2021 06:15
Espetáculo 'R.u.i.a' dedicado ao público infantil (Foto: Vaca Azul)
Espetáculo 'R.u.i.a' dedicado ao público infantil (Foto: Vaca Azul)

De 13 a 21 de fevereiro quatro comunidades de Campo Grande receberão uma visita especial: o projeto “Dança Comunidade”, promovido pela  companhia sul-mato-grossense Dançurbana, que levará gratuitamente o espetáculo infantil “R.U.I.A.” para a Aldeia Inamaty Kaxé e para a comunidade Só por Deus e o espetáculo “A Pele de Dentro” para a  Associação Haitiana Brasileira Ashabra e para a Associação dos descendentes de Tia Eva.

Cada encontro com as comunidades vai ter três momentos. A companhia iniciará com uma oficina de dança. Em seguida haverá uma mediação artística que é o momento em que a arte educadora faz um contato prévio com as pessoas que irão assistir ao espetáculo e apresenta elementos que dialogam com ele. E finalmente, a apresentação do espetáculo em si projetado em um telão.

É por meio das ações que realiza junto às comunidades que a Dançurbana criou espetáculos especialmente para o público infantil, depois de quase uma década de interações com crianças em escolas públicas da cidade e do estado.

 “O espetáculo 'R.U.I.A'. foi pensado para este contexto. Ele integra as linguagens do brincar e da dança para tocar os corações e as mentes das crianças em idade escolar”, conta o diretor. “Já ‘A Pele de Dentro’ é voltado para adultos, contando a história da intérprete Ariane - que fala de memórias referenciadas por sua ancestralidade negra”, explica o diretor da companhia, Marcos Mattos.

Cena do espetáculo "A pele de dentro" (Foto: Reginaldo Borges)
Cena do espetáculo "A pele de dentro" (Foto: Reginaldo Borges)

As exibições, as oficinas e a mediação artística têm como objetivo principal a abertura de diálogo entre os artistas e os moradores das comunidades, para tratar da importância da linguagem do brincar no desenvolvimento das crianças e do empoderamento feminino.

Ainda segundo o diretor, essa recriação feita no período de isolamento social vai promover a aproximação desses públicos com a linguagem do audiovisual, para se descobrir um novo produto que transita entre a dança cênica e a videodança.

“O nosso grande objetivo é a conscientização da sociedade sobre a relevância da arte e da cultura para o desenvolvimento sensível e cognitivo das pessoas. Que as gentes nunca parem de fazer arte!”, finaliza o diretor.

Confira a programação:

Oficina, mediação e espetáculo R.U.I.A.

  • 13/2, a partir das 15h, na Aldeia Inamaty Kaxé.
  • 14/2, a partir das 15h, na Comunidade Só por Deus.

Oficina, mediação e espetáculo “A pele de dentro”

  • 20/2, a partir das 15h, na Associação Haitiana Brasileira Ashabra
  • 21/2, a partir das 15h, na Associação dos descendentes de Tia Eva

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias