ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 32º

Diversão

Confira a programação da Feira Literária de Bonito desta sexta-feira

Oficinas, rodas de conversa e show com banda Tukum completam programação desta sexta

Por Thailla Torres | 05/07/2024 10:27
Confira a programação da Feira Literária de Bonito desta sexta-feira
Escritora Socorro Acioli vai discutir o tema "Personagens em Travessia", ela é vencedora do Prêmio Jabuti

Nesta sexta-feira (5), a Feira Literária de Bonito continua com sua programação a todo vapor com oficinas, rodas de conversa e lançamentos.

Às 10h, no Lounge, começou a "Roda de Conversa: Muitas Histórias para Trocar", com Kaka Werá e mediação de Denise Silva. Kaká Werá é escritor, educador, terapeuta, empreendedor social e conferencista de renome. Ele é um dos precursores da literatura indígena no Brasil e autor de 12 livros, incluindo os premiados “A Terra dos Mil Povos” e “Menino-Trovão”. Há 30 anos, fundou o Instituto Arapoty, que desenvolveu projetos tanto no Brasil quanto na França, com foco na valorização dos saberes tradicionais dos povos originários.

Às 11h, também no Lounge, terá outra roda de conversa intitulada "Do Livro ao Leitor: O Papel das Instituições", com a participação de Andressa Marques da Silva (MinC), Max dos Santos (Companhia das Letras), Roberta Roque (Itaú Cultural) e Melly Sena (PROLER - MS).

À tarde, das 14h às 16h, a programação continua com mais duas oficinas. Na Sala SinhaVitória, Marinete Pinheiro retornará com a "Oficina de Criação: Imagine – Oficina de Cinema e Literatura". Na Sala Morro Azul, Karina Vicelli, do IFMS – Dourados, ministrará a "Oficina de Formação: Mulheres Escritoras de MS".

Para participar das oficinas, é preciso se inscrever pelo link.

Lançamentos -  Às 15h, os quadrinistas Marina Duarte, Dudu Azevedo, Fabio Quill e Fred Hildebrand participarão de uma roda de conversa chamada 'Entre o traço, a tinta e o texto.'

Às 16h, no Café com Letras, haverá o lançamento dos livros 'Besouro Tigre', de Gustavo L. Ribeiro; 'Anninha em: será que a vaca quer acabar com o planeta?', de Helen Fernanda Gomes; 'Dupla Identidade', de Isabel Fiorse, e 'Beata Laura Vicuña', da Irmã Nilda Rangel.

Em seguida, às 17h, no Lounge, ocorrerá o "Dedo de Prosa", uma roda de conversa bastante dinâmica com Eva Vilma, Nycolas Verli, Emmanuel Marinho e Vini Willyan. Logo depois, às 18h, acontece o evento "Delegación Paraguay", que contará com a presença de Oscar Mosqueira (Circuito Cultural Guarani), Marco Augusto Ferreira (Escritor – Asociación de Escritores del Paraguay), Victor Aillon (Asociación de Guionistas del Paraguay 'Kuatia') e Celso Franco (Ator, Produtor, Compositor, Roteirista). A mediação será feita por Rodrigo Teixeira e Lucilene Machado.

Às 19h, no Lounge, Geovani Martins participará de uma "Conversa com Escritor", mediada por Marcelle Sabóia. O autor carioca é conhecido por obras como "O sol na cabeça", finalista do Prêmio Jabuti, e o romance "Via Ápia". Ele se destaca por trazer a juventude da periferia urbana do Rio de Janeiro para o centro de suas histórias. Seus textos, que muitas vezes têm um toque autobiográfico, combinam de forma natural a linguagem coloquial com a norma culta, criando narrativas envolventes e autênticas.

Às 20h, também no Lounge, será a vez da escritora Socorro Acioli discutir o tema "Personagens em Travessia", com mediação de Maria Adélia Menegazzo. Natural do Ceará, Socorro ganhou o Prêmio Jabuti em 2013 com 'Ela tem olhos de céu', além disso, publicou 'A cabeça do santo' em 2014, traduzido para vários idiomas. Em 2023, estreou na poesia com 'Takimadalar, as ilhas invisíveis' e lançou seu segundo romance, 'Oração para desaparecer'.  Este último narra a história de Cida, uma mulher sem identidade que reconstrói sua vida em um lugar desconhecido, entrelaçando-se com personagens em uma trama de magia, ancestralidade e pertencimento.

Encerrando a noite, no Palco Principal, às 21h, haverá um show da banda Tukum, que intercala suas canções com performances de dança contemporânea e poesia falada, e tem como inspiração os mestres e diretores teatrais Zé Celso e Amir Haddad. Logo depois, sobem ao palco Corvo e os Malditos do Cerrado (MS).

Flibinha - Na sexta, a programação para as crianças continua, com o circuito cultural infantil, no qual haverá contação de histórias com Badaiá e a oficina "Palavras Poéticas", com Vini Willyam. Ramona Rodrigues preparou um varal de brinquedos, seguido de oficina.

Voltado para crianças na idade e no coração, a atriz Amarilis Irani apresentará o espetáculo "Emaranhada" que conta a história de Mavi, uma menina muito comunicativa e inventora de palavras. Dona de uma cabeleira enorme, ela faz dos cabelos o caminho para encontrar a aceitação, trazendo a força, a beleza e a poesia da representatividade negra.

A meninada também irá se divertir com a Cia Apoema e seu espetáculo Requebra Torto, que, entre cantigas e cambalhotas, provoca o imaginário comum em torno do circo e das brincadeiras de infância, da rua, do interior, mexendo com o velho-novo em cada pessoa.

Confira a programação completa, acessando www.flibonito.com/programacao.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias