Contra o machismo, peça retrata mulheres "insubmissas" nas ciências
Marcado para a próxima sexta-feira, evento ao vivo acontece nas redes sociais de dois projetos científicos e universitários
Na tarde da próxima sexta-feira (26), o projeto Casa da Ciência e o Clube de Astronomia Carl Sagan, ambos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) promovem uma peça ao vivo em que as mulheres cientistas são o destaque. "Insubmissas: Mulheres na Ciência" trata da jornada da vida de quatro personagens femininas que tiveram êxito, apesar de muito machismo e ventos contrários.
Primeiro evento do ano produzido pela Casa da Ciência e o Clube de Astronomia, a peça faz parte do Núcleo Arte e Ciência no Palco, da Cooperativa Paulista de Teatro. Após a apresentação, um bate papo com o elenco será realizado.
Sinopse – Marie Curie, Bertha Lutz e Rosalind Franklin construíram suas carreiras científicas no final do século XIX e primeira metade do século XX, período em que mudanças sociais, econômicas e políticas facilitaram o ingresso das mulheres nas ciências, isso sem falar do avanço dos movimentos feministas. Porém, mesmo que pioneiras, foram consideradas "insubmissas", principalmente Hipácia, a matemática, astrônoma e filósofa que lecionou na Universidade de Alexandria e morreu apedrejada. Histórias reais, difícieis mas inspiradoras.
A live está marcada para a sexta-feira do dia 26 de fevereiro, às 16h. Acesse o link disponível on-line e participe.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.