Desfile aéreo comemora aniversário de 66 anos de esquadrão da FAB
No início da tarde, dezenas de aviões e helicópteros nos céus chamaram atenção de motoristas na região
Dezenas de aviões e helicópteros nos céus de Campo Grande, no início da tarde desta quarta-feira (6), capturaram a atenção de moradores e motoristas que transitavam por volta do meio-dia. Alguns acreditaram que se tratava de um treinamento ou mesmo do envio de tropas brasileiras.
O empresário Arley Rego Ribeiro da Silva, de 45 anos, foi um dos moradores surpreendidos pelo inusitado desfile aéreo. "Eu estava na casa da mãe, no Village Parati. E achei estranho, porque os aviões estavam em uma velocidade bem baixa. Perto do trevo do Imbirussu também eu notei", relata.
Sem entender completamente a situação, Arley chegou à conclusão de que a atividade aérea poderia estar vinculada às crescentes tensões entre a Venezuela e a Guiana. "Agora no Centro, vi vários helicópteros. Por um momento, achei que teria relação com as tropas enviadas para a fronteira com a Venezuela", acrescenta Arley.
Essas tensões se intensificaram após a Venezuela aprovar, em um referendo no domingo (3), a proposta do governo para estabelecer um novo estado em Essequibo, uma região que abrange 70% do território da Guiana e é objeto de disputa entre os dois países.
Entretanto, a assessoria da BACG (Base Aérea de Campo Grande) esclareceu que o evento aéreo foi parte de uma cerimônia militar em comemoração ao aniversário de 66 anos de existência do 2°/10° GAV (Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação) - Esquadrão Pelicano, sediado em Campo Grande.
O desfile aéreo não era aberto ao público, mas não deixou de encantar os espectadores e marcou a celebração da história e contribuição do Esquadrão Pelicano para a aviação brasileira. "Foi surpreendente, nunca tinha visto", disse Arley.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.