ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 28º

Diversão

Do luxo aos perrengues, amigas dão dicas para quem escolher Argentina

Amizade que nasceu nas quadras de beach tennis ganhou viagem cheia de história no país vizinho

Por Jéssica Fernandes | 23/01/2024 08:09
Estádio do Boca Juniors foi um dos lugares que amigas visitaram. (Foto: Arquivo pessoal)
Estádio do Boca Juniors foi um dos lugares que amigas visitaram. (Foto: Arquivo pessoal)

A amizade consolidada nas quadras de beach tennis em Campo Grande levou quatro amigas direto à Argentina. Em janeiro, Evelise Abrego, Jessica Saffar, Beatriz Rieger e Evelyn Mendonça fizeram as malas para aproveitarem juntas a primeira viagem internacional no país em que viveram, inclusive os perrengues.

Foram dez dias explorando a cidade, recorrendo ao portunhol e esbarrando com muitos brasileiros que também escolheram a Argentina nas férias. Jornalista, Evelyn comenta que a princípio a ideia era conhecer Amsterdã, porém alguns contratempos mudaram os planos.

“O ponto de partida começou por uma história diferente porque eu e a Beatriz queríamos fazer uma tour na Europa de 20 dias. Duas semanas depois teve o problema da 123 Milhas e nós perdemos a nossa viagem. Ainda assim não queríamos deixar de viajar. Aí pensamos na Argentina por causa da cotação. De novembro para cá decidimos vir”, conta.

Durante 10 dias, grupo de Campo Grande explorou belezas de Buenos Aires. (Foto: Arquivo pessoal
Durante 10 dias, grupo de Campo Grande explorou belezas de Buenos Aires. (Foto: Arquivo pessoal

Quando as duas jornalistas decidiram que não iriam desistir das férias, elas convidaram Evelise que é administradora e Jéssica que é acadêmica de Odontologia. Sobre a amizade, Evelyn fala que o grupo foi formado aos poucos porque uma foi apresentada a outra.

“O grupo mesmo se formou porque começamos a praticar beach tennis perto do trabalho e onde uma vai a outra junta. Acabou que sempre estávamos planejando viagens juntas. É a primeira vez que nós quatro viajamos juntas, porém temos um grupo de 10 pessoas que uma vez no ano vai para Bonito”, explica.

Viagem internacional - Antes de chegarem ao país vizinho, o grupo trocou vários vídeos para definir o que iriam fazer durante os 10 dias. Para ninguém passar vontade, as meninas organizaram um roteiro que tivesse tudo que a outra quisesse.

Feira do Bairro San Telmo é um dos destinos que meninas visitaram. (Foto: Arquivo pessoal
Feira do Bairro San Telmo é um dos destinos que meninas visitaram. (Foto: Arquivo pessoal

Beatriz cita alguns dos lugares que foram incluídos no roteiro do grupo. “Tinham várias coisas que cada uma queria fazer. Eu queria muito ir no tango, a Jéssica queria muito ir no Don Julio que é uma das melhores churrascarias do mundo, a Evelise queria ir no Delta do Tigre fazer o passeio de barco e Evelyn no Palácio Duhau”, diz.

As meninas passaram por todos esses pontos turísticos e vários outros que não estavam previstos. Como o roteiro tinha atividades apenas para os três primeiros dias, elas preferiram andar e descobrir sozinhas o que poderiam encontrar no restante da viagem.

Ao passar por um bairro, segundo Evelyn, tem uma infinidade de opções para ver. “Aqui é tudo perto, por exemplo, o bairro de Palermo tem muitos bares, lojas, o Don Julio fica em Palermo. San Telmo onde ficamos tem várias feiras, é mais histórico, então cada vez que você vai no bairro tem muita coisa para fazer. A gente só ia andando e encontrando”, conta.

Passeio de barco no Delta San Tigre fez parte do roteiro turístico. (Foto: Arquivo pessoal
Passeio de barco no Delta San Tigre fez parte do roteiro turístico. (Foto: Arquivo pessoal

Quem não esperava que a proposta da viagem poderia no fim valer a pena ficou encantada com o que a Argentina ofereceu. Do grupo, Jéssica era a que não esperava encontrar diversão e no fim gostou até de assistir a famosa apresentação de tango.

“Eu nunca tinha feito uma viagem assim e sinceramente estava sem expectativa nenhuma porque esperava a diversão que as praias iam trazer. Quando chegamos aqui é uma emoção ver as esculturas, o tango, é realmente arte e cultura. O país é muito rico e isso é muito interessante. A gente acabou se divertindo muito”, destaca.

Falar que a Argentina virou um destino visado e viável para o bolso de muitos brasileiros não é novidade. Em Buenos Aires, as amigas esbarraram com vários brasileiros que prestaram ajuda, passaram dicas e evitaram que elas ficassem à mercê de muitos perrengues.

Cafeteria inspirada no jogador Maradona. (Foto: Arquivo pessoal
Cafeteria inspirada no jogador Maradona. (Foto: Arquivo pessoal

“É legal que aqui tem muitos brasileiros e acaba que se a gente tá passando perrengue chega algum brasileiro que dá uma ajudada. A gente conheceu uma brasileira que salvou nossa viagem, deu dicas de onde trocar dinheiro com taxa mais alta. Foi interessante ter uma pessoa aqui que passou segurança porque chegamos meio perdidas”, diz Jéssica.

Agora, para ajudar aqueles que planejam conhecer o país, o grupo aproveita para dar algumas dicas. A primeira é a Beatriz, que explica que não adianta querer começar a passear antes das 8h em Buenos Aires.

“Buenos Aires é uma cidade que eles acordam muito tarde, então de manhã se você quiser acordar cedo para aproveitar o dia não vai ter nada aberto. As coisas começam a abrir às 10h, 11h. As coisas fecham tarde, umas 3h, então você consegue sair tranquilamente porque é super movimentado”, pontua.

Buenos Aires é descrito pelo grupo como destino cultural e rico em arte. (Foto: Arquivo pessoal
Buenos Aires é descrito pelo grupo como destino cultural e rico em arte. (Foto: Arquivo pessoal

Locomoção é outro ponto importante para tomar cuidado. Evelise garante que uma boa tática é ficar atenta ao percurso no caso de escolher andar de táxi. “É sempre importante estar com o gps em mãos para ver se estão indo para o lugar que você pediu. Muitos podem fazer um caminho maior para dar mais dinheiro ainda mais vendo que você é turista. Alguns são super legais, dão várias dicas, eles mandavam tomar cuidado em certos lugares”, comenta.

Além disso, a administradora esclarece que alguns dos motoristas têm placas de identificação, sendo esse um detalhe importante. “Eles tem uma placa atrás do banco. Normalmente quem não tem cobra mais caro, é diferente o preço deles”, fala. “Tem que tomar cuidado com táxis nos pontos turísticos, fomos no estádio do Boca Juniors conhecer e orçaram R$ 60 o táxi, sendo que a maioria das corridas fazíamos por R$ 12”, completa Jéssica.

A qualidade da água é outra dica importante que a Jéssica passa. “Viramos especialistas porque chegamos e sentimos a água um pouco pesada, diferente. A água deles tem mais minerais, acaba que fica mais salgada. A gente que tá acostumada com a água do Brasil a gente sente. Pesquisamos marcas parecidas do Brasil que são a Nestlé e a Eco que são mais leves”, reforça.

Prédio colorido em um dos bairros de Buenos Aires. (Foto: Arquivo pessoal
Prédio colorido em um dos bairros de Buenos Aires. (Foto: Arquivo pessoal

Na hora de fazer a troca do dinheiro, o câmbio, vale prestar atenção no valor e nos dias em que é possível fazer a operação. “Outro perrengue é que pegamos dinheiro e não tínhamos noção de quantos pegar e no domingo é tudo fechado. Pegamos uns 30 mil pesos e como fomos na feira gastamos dinheiro. Chegou no meio da tarde e não tínhamos mais dinheiro para comprar a janta porque o local de trocar dinheiro abria no outro dia”, conta Evelyn.

Uma das últimas dicas do grupo é para quem gosta de comprar lembrancinhas diferentes e por um ótimo preço. A tradicional feira do bairro São Telmo, que acontece aos domingos, é um destino que vale a pena incluir no roteiro.

A viagem de 10 dias na Argentina é uma daquelas que as quatro amigas jamais irão esquecer. Antes de visitar a Europa, segundo a Evelyn, vale reconsiderar e conhecer primeiro a Argentina e tudo que ela tem a oferecer.

“Superou todas as expectativas. Quando a gente veio a mente estava muito de: ‘Queria ir pra Amsterdã, Europa’. Quando vim pra Argentina gostei muito, valeu a pena gastar cada centavo, o tempo com minhas amigas. É uma cidade muito bonita que convida você a conhecer a cultura. Aprendemos muitas coisas, as pessoas foram muito receptivas. É uma cidade linda e incrível”, destaca.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias