ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Diversão

Em final digna de Copa, Suellen é eleita melhor merendeira do Estado

Profissional de Coxim fez prato favorito dos alunos para ganhar 2º Desafio Estadual das Merendeiras

Por Jéssica Fernandes | 01/11/2023 06:55
Participantes do 2º Desafio Estadual das Merendeiras reunidos na noite de segunda-feira. (Foto: Jéssica Fernandes)
Participantes do 2º Desafio Estadual das Merendeiras reunidos na noite de segunda-feira. (Foto: Jéssica Fernandes)

Torcida organizada, bandeiras, cartazes, blusas combinando e muitas vuvuzelas. O 2º Desafio Estadual das Merendeiras parecia final de Copa do Mundo na noite de terça-feira (31), em Campo Grande. A competição, que é realizada pelo Sebrae/MS, reuniu um time de respeito composto por 23 merendeiras e 1 merendeiro.

Desde julho, os 24 participantes estavam empenhados no 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Representando 24 municípios de Mato Grosso do Sul, os profissionais se reuniram na manhã de terça-feira no prédio do Senac Turismo e Gastronomia, na Capital, para elaborar pratos nutritivos e mostrar tudo que aprenderam nos últimos meses.

Os pratos individuais foram avaliados pelas juradas Lidiane Barbosa, Jackeline Veras de Souza, Roberta Francis Avalos, Vera Krabbe, Melina Ribeiro Fernandes que juntas definiram os nomes do 1º, 2º e 3º lugar. O resultado foi anunciado à noite durante cerimônia solene que reuniu profissionais das escolas públicas participantes, representantes da agricultura familiar, além de parentes e amigos das merendeiras.

Merendeiras tiveram torcida organizada com cartazes na plateia. (Foto: Jéssica Fernandes)
Merendeiras tiveram torcida organizada com cartazes na plateia. (Foto: Jéssica Fernandes)

Antes de anunciar os três premiados, o diretor de operação do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro fez um discurso agradecendo aqueles que acreditaram no projeto desenvolvido através do programa Cidade Empreendedora. Em seguida, Tito Estanqueiro destacou que todos deveriam levar o aprendizado adquirido para os colegas de profissão.

“Para cada uma de vocês foi uma experiência única nas vossas vidas, algo que vocês recordarão. Eu diria para vocês que todas já são vencedoras e vencedor pela natureza do desafio que acreditam assumir. Levem todo esse aprendizado, essa vivência para os municípios e compartilhem com as outras colegas merendeiras de vossos municípios”, afirma.

Na cerimônia, as merendeiras também foram descritas como ‘heróis não celebrados’ que trabalham nas escolas públicas onde diariamente preparam as refeições com carinho e dedicação. Enquanto aguardavam o resultado, algumas merendeiras ficaram emocionadas.

Os 24 merendeiros reunidos na cerimônia solene em Campo Grande. (Foto: Jéssica Fernandes)
Os 24 merendeiros reunidos na cerimônia solene em Campo Grande. (Foto: Jéssica Fernandes)

Final - Depois de várias homenagens, sendo duas delas para agricultores do Estado e para as nutricionistas das escolas participantes, foi divulgado o resultado. Às 21h, as torcidas fizeram coro gritando o nome dos municípios e das merendeiras.

O terceiro lugar ficou com Maria Aparecida Ferreira de Nascimento do município de Dourados, enquanto Francisca Ajala do município de Bela Vista conquistou o segundo lugar.

Já o primeiro que levou foi a merendeira Suellen Sulina da Costa, de 40 anos. A merendeira de Coxim venceu com o prato de strogonofe de frango com legumes, arroz com brócolis e chips de batata doce assada. A refeição, que é a favorita dos alunos da Escola Marechal Rondon, conquistou a banca avaliadora.

Merendeira de Coxim, Suellen Sulina ganhou 1º lugar do desafio. (Foto: Jéssica Fernandes)
Merendeira de Coxim, Suellen Sulina ganhou 1º lugar do desafio. (Foto: Jéssica Fernandes)

Atuando há seis anos como merendeira, Suellen cozinha há mais de 12 anos. Após ganhar o primeiro lugar, ela dedicou a vitória aos colegas de profissão. “Eu quero dedicar esse prêmio às minhas colegas de Coxim, todas que participaram comigo. Foi muito gratificante esse evento maravilhoso e estou muito feliz”, afirma.

Ela comenta que o mais gratificante da profissão é ouvir os elogios dos alunos e que diariamente prepara os alimentos com carinho. “Eu cozinho com muito amor. As crianças amam e eu fico muito feliz quando todos os dias elas passam na cozinha e falam: ‘Tia a comida estava maravilhosa, tia obrigada pela comida’. É isso que espero”, destaca.

Por fim, a merendeira garante que deseja levar para Coxim o que aprendeu e melhorar cada vez mais a qualidade das refeições. “Eu quero levar tudo que a gente aprendeu, quero passar para minhas colegas e ajudar a melhorar cada dia mais a merenda das nossas crianças”, conclui.

Da esquerda para direita, Francisca Ajala, Suellen Sulina e Maria Aparecida. (Foto: Jéssica Fernandes)
Da esquerda para direita, Francisca Ajala, Suellen Sulina e Maria Aparecida. (Foto: Jéssica Fernandes)

Participam da etapa estadual representantes dos municípios de Água Clara, Amambai, Bandeirantes, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Maracaju, Nioaque, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Sonora e Terenos.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News

Nos siga no Google Notícias