ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEGUNDA  10    CAMPO GRANDE 26º

Diversão

Faltando 22 dias para desfile, escola corre contra o tempo após incêndio

Sem contar com ajuda externa, diretoria da Herdeiros do Samba trabalha dia e noite para levar folia à avenida

Por Idaicy Solano | 10/02/2025 06:43
Faltando 22 dias para desfile, escola corre contra o tempo após incêndio
Presidente da escola, Maria de Fátima trabalha a todo vapor nos trajes das baianas (Foto: Idaicy Solano)

Faltando 22 dias para as Escolas de Samba de Campo Grande desfilarem, a Herdeiros do Samba corre contra o tempo para finalizar as fantasias de sete alas, que serão utilizadas pelos 110 passistas da escola, assim como a decoração e a parte mecânica dos carros alegóricos. Após perderem tudo em um incêndio no galpão da escola, em novembro do ano passado, o tempo ficou curto, mas a diretoria não mede esforços para correr atrás do prejuízo.

Na reta final, a presidente da escola, Maria de Fátima Luz, de 78 anos, expressa que a palavra que move a diretoria é "esperança". Isso porque, nos últimos anos, ela relembra que uma série de eventos "sinistros" vêm acontecendo com a escola, incluindo outro incêndio no galpão, quando a escola locava no bairro Aero Rancho, o sumiço das carcaças dos carros alegóricos e um assalto, que resultou no furto de vários adereços e demais pertences da escola.

Maria de Fátima ainda destaca que o incidente aconteceu justamente às vésperas do primeiro desfile em que a Herdeiros do Samba será avaliada pelos jurados, junto com as outras seis escolas. "Nesses quase 20 anos de existência, a gente sempre pediu para ser avaliado e nunca quiseram avaliar, daí este ano resolveram que seríamos avaliados. O que nos resta agora é a esperança de que sejamos avaliados com critérios e com sensibilidade também."

Ao todo, são 12 pessoas trabalhando dia e noite para fazer a magia na avenida acontecer. Maria de Fátima estima que pelo menos metade das fantasias já está pronta e, agora, partem para um trabalho de acabamento, colando detalhes em brilho, adicionando elástico e fazendo os últimos reparos e retoques finais.

Apesar de abalados pelo incidente, as expectativas para pisar na avenida são as melhores possíveis, e Maria de Fátima espera levar muita alegria e emoção ao público. "Você acorda de madrugada e não dorme mais, porque começa a pensar: 'Como eu vou fazer isso? Como eu vou fazer aquilo?'. Você perde mesmo o sono."

Faltando 22 dias para desfile, escola corre contra o tempo após incêndio
Tecidos originais das fantasias foram todos perdidos no incêndio, então Maria de Fátima trabalha com o que tem (Foto: Idaicy Solano)
Faltando 22 dias para desfile, escola corre contra o tempo após incêndio
Adereços, fitas e lenços que estão sendo utilizados nos acabamentos das fantasias (Foto: Idaicy Solano)
Faltando 22 dias para desfile, escola corre contra o tempo após incêndio
Alguns trajes já estão finalizados e outros passam pela fase dos detalhes e retoques finais (Foto: Idaicy Solano)

A presidente compartilha que a escola também contou com a solidariedade de outras entidades envolvidas ou entusiastas do Carnaval. Eles receberam doações diretamente de Enir Amarilha, das escolas Catedráticos do Samba e Unidos do Cruzeiro, e do teatro.

A Herdeiros do Samba irá levar para a passarela este ano o samba-enredo “De Baiana a Imortal”, que contará a saga de Nirce, uma foliã da Ala das Baianas, professora e escritora, que tomou posse da cadeira 23 da Academia de Letras de Mato Grosso do Sul.

Ela tornou-se imortal no dia 22 de agosto de 2023, e seu livro Paixão Vermelho e Branco, que inspira a ala "Centenário", conta a história do Carnaval de Campo Grande. De última hora, a escola resolveu mudar a ala que vai abrir o desfile, que agora será retratada pela fênix, representando o "renascer" da escola após o incêndio.

Maria de Fátima conta que também foi encaminhado um ofício com um convite aos membros da Academia de Letras das cidades de Dourados, Aquidauana e Miranda, para comparecerem à apresentação da escola na avenida. Para a presidente, o convite é uma oportunidade para mostrar que também há intelectuais envolvidos com o Carnaval e que a festa é para todos.

Para finalizar, Maria de Fátima expressa que, para o futuro da escola, deseja reconstruir o patrimônio perdido. "Atualmente, passei a ser presidente vitalícia, então, espero que eu dure pelo menos outros 20 anos, para deixar a escola bem estruturada. Pelo menos readquirir o patrimônio dela, que foi todo perdido. A memória fica, mas o patrimônio não tem."

Doações

A escola ainda está aceitando doações de itens que possam ser úteis no acabamento dos trajes e adereços, além de dinheiro para investir nos carros alegóricos. Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelos telefones (67) 99202-9060 (Fátima da Luz) ou (67) 99223-5517 (Marília).

Para ajudar nas arrecadações, a diretoria também está organizando uma feijoada beneficente no dia 23 de fevereiro. Será cobrado o valor de R$ 20 por marmitex, e a retirada será na Rua dos Ferroviários, nº 397, no Cabreúva, a partir das 11h.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias