Festival on-line traz filmes estudantis e curtas nacionais para assistir em casa
Em sua segunda edição, “Desver” conta gratuitamente com produções universitárias originais e filmes nacionais de curta metragem
Começa hoje (23) e vai até quarta-feira a segunda edição do Desver – Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul que, por causa da pandemia de covid-19, neste ano será somente on-line. Assim sendo, resolveu expandir seu catálogo para produções além das universitárias. Ao todo, serão 38 curtas nacionais com exibição gratuita.
“Então era preciso desver o mundo para sair daquele lugar imensamente e sem lado”, disse nosso estimado poeta Manoel de Barros em um dos seus últimos trabalhos. O autor foi a inspiração que o projeto encontrou para rebatizar o nome em 2020.
Os filmes estão divididos em 7 categorias (“Panorama Curtas Nacionais 2019-2020”, “Curadoria Infantil”, “Desver O Arquivo”, “Mostra Ascuri de Cinema Indígena”, “Mostra de Cinema Universitário” e “Foco: Cao Guimarães” e “Foco: Filmes de Plástico”), com gêneros que mesclam o experimental, o contemporâneo, a retrospectiva e também enquanto forma de homenagem aos cineastas brasileiros.
Em paralelo às sessões de cinema, o festival ainda incluiu na programação um debate sobre a produção audiovisual em MS e duas oficinas. Em “Ver é uma Fábula”, ministrada pelo artista Cao Guimarães, trará uma reflexão sobre os processos criativos no limiar entre as artes. Já “2021: Como Produzir Cinema agora”, por Thiago Mâcedo Correia, discutirá as atuais possibilidades para a produção audiovisual no Brasil.
O Desver é organizado pelo curso de Audiovisual da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e faz parte da programação do Festival Mais Cultura. Para conferir o catálogo de filmes disponíveis, basta acessar o site oficial do evento.