Filme brasileiro, 'Pacarrete' ganha sessão gratuita na próxima semana
Cine Maturidade promove exibição e debate sobre a obra, que fala sobre conflito de gerações
Na próxima semana, o Cine Maturidade realiza exibição gratuita do filme ‘Pacarrete’ no MIS (Museu da Imagem e do Som). A sessão, que é idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, acontece especialmente em comemoração ao mês de março, pelo Dia Internacional da Mulher.
Após a exibição do filme será realizado um debate sobre a produção brasileira dirigida por Allan Deberton. A mediação fica por conta das professoras Maria Rosana Rodrigues Pinto Gama, mestre em Letras e especialista em Desenvolvimento Humano, Gênero e Políticas Públicas; e Jacy Corrêa Curado, pós-doutora em Psicologia Social, coordenadora de grupos de pesquisa e vice-coordenadora do Observatório da Violência contra a Mulher.
Sinopse - Estrelado por Marcélia Cartaxo, João Miguel e Zezita de Matos, Pacarrete é uma bailarina criada em Russas, no interior do Ceará, e que deixa a cidade para viver o sonho de ser bailarina. Anos depois, ao retornar para o vilarejo, resolve fazer uma apresentação de dança como presente ao povo, na festa de 200 anos do município, mas ninguém se importa.
Subsecretária de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Zirleide Barbosa, fala que o filme dá margem a várias discussões, sendo uma delas o conflito de gerações. “É uma artista que saiu da sua cidade, e depois que ela volta encontra tudo do mesmo jeito. Ali aparecem muitas questões para serem debatidas e que a gente consegue conversar depois”, comenta Zirleide.
A proposta do Cine Maturidade é discutir temas dentro do envelhecimento humano a partir da linguagem do cinema.
O MIS está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. Terceiro andar.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.