Igrejinha escolhe Valdir Gomes como enredo para voltar ao desfile em 2014
O principal personagem nos desfiles de fantasias de Campo Grande virou tema de escola de samba. Valdir Gomes será o enredo da Igrejinha, que volta à rua em 2014, depois de ficar fora da avenida este ano.
Ao ter a sede interditada por consequência de ação do Ministério Público Estadual, a escola desistiu de concorrer em 2013. Mas nunca parou de se apresentar em eventos e já voltou a ensaiar em novo endereço, na Associação de Moradores do Bairro Saraiva, na região da comunidade Tia Eva.
O local é provisório e bem distante do São Francisco, onde a escola surgiu, mas teve de sair depois da ação por desrespeito à Lei do Silêncio. A escola ainda procura um prédio definitivo para a nova sede e espera encontrar antes do carnaval deste ano.
O samba enredo também ainda não foi escolhido, porque a oficialização do tema só ocorreu nesta semana.
O homenageado Valdir Gomes também volta à avenida na Capital após anos de ausência. Ele foi vereador por dois mandatos em Campo Grande e presidente do Centro de Convivência dos Idosos. Mas o carnaval é a maior referência. Ganhou tantas vezes a disputa no concurso de fantasias, que virou hors concours em Campo Grande. Por isso, hoje só desfila, não concorre.
“Fico mais feliz porque normalmente as homenagens aparecem depois que a gente morre. Ganhar esse reconhecimento em vida é muito melhor”, comenta.
Valdir vive o Carnaval há 35 anos, mas há 10 “desistiu” da festa de rua em Campo Grande. Passou a investir apenas nos desfiles de fantasias de luxo por aqui e como destaque só participa em escolas de Corumbá.
Ele diz que perdeu a vontade depois que o desfile das escolas mudou da 14 de Julho. “Não tem mais brilho, as pessoas foram levadas para um lugar sem estrutura, sem luz, sem conforto”, reclama.
Mas como em 2014 a homenagem é para ele, Valdir garante que voltará com todo o luxo que a ocasião exige. “Vou caprichar, já estou pensando na fantasia. Na verdade vão ser duas, porque também vou desfilar na Deixa Falar como destaque”.
O ex-vereador também assumiu a presidência da Igrejinha há 25 anos e só tem boas lembranças daquele tempo. “Fui presidente por 7 anos e em todos eles levamos o título”, lembra.
Agora, o desafio é desbancar a Vila Carvalho que assumiu o título de vencedora consecutiva em Campo Grande. “Vamos voltar e com força. Vai ser um grande ano, vocês vão ver”, garante.
Os ensaios da bateria da Igrejinha ocorrem todos os domingos na Associação de Moradores do bairro Saraiva, Rua Marajó s/n – Vila Saraiva, das 17 às 20 horas.