ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Diversão

Irmã Creuza partiu, mas internet ‘revive’ a diva ao som de Metallica

Francisca tocava na igreja seguindo repertório gospel, mas nas redes os perfis sempre inovam na música

Jéssica Fernandes | 21/08/2023 07:55
Nas redes, Francisca é relembrada tocando violão. (Foto: Reprodução)
Nas redes, Francisca é relembrada tocando violão. (Foto: Reprodução)

Vez ou outra a publicitária Jaqueline Himoto de Matos, de 27 anos, encontra um vídeo da avó Francisca nas redes sociais. Francisca faleceu há três anos, mas a internet segue a ‘revivendo’ de diferentes formas através do vídeo em que toca guitarra. A música original, que era gospel, é substituída por trilhas sonoras que chegam ao rock clássico.

A ‘Irmã Creuza’, como era conhecida, já ‘tocou’ até Metallica graças à criatividade de quem editou o material original. A publicitária conta que os amigos vivem mandando alguns desses ‘memes’.

“Ela faleceu, mas vira e mexe vejo ela em algum meme das redes sociais, seja Instagram, Facebook, Twitter, TikTok. Sempre tem alguém me encaminhando e falando: ‘Olha Jaque é sua vó’. Toda vez que vejo ela em algum lugar da internet me dá muita saudade porque não tenho mais meus momentos com ela”, diz.

Natural do Ceará, Francisca estreitou os laços com a música na juventude. Na igreja, Jaqueline conta que ela foi a primeira mulher a fazer questão de tocar e participar com o violão, guitarra e outros instrumentos.

“O que ela mais amava na vida era a música. A música sempre foi muito viva na vida da minha vó. Ela foi uma das primeiras mulheres da igreja a tocar. Ela tocava violão, guitarra, sanfona, baixo. Isso dentro da igreja na época era um preconceito enorme e ela passou por cima de tudo isso”, comenta.

Ao lado da avó, a publicitária protagonizou um outro vídeo que repercutiu na internet. Na época, elas interpretaram a canção ‘Foi na cruz’. “Uns três anos antes de ela falecer, eu tive a ideia de convidá-la para participar comigo em um dos cultos para tocar. É ela tocando a guitarra e eu cantando desafinada com ela. Esse vídeo viralizou na internet, tem mais de 3 milhões de visualizações”, afirma.

Páginas de humor repostam vídeo de Francisca com a neta. (Foto: Reprodução)
Páginas de humor repostam vídeo de Francisca com a neta. (Foto: Reprodução)

Mas, para além dos vídeos engraçados, Jaqueline tem outras razões para lembrar da avó. "A minha avó era o ser humano mais incrível que conheci na minha vida. Gostava de conversar com todo mundo, sempre recebeu bem todo mundo, tinha um carinho diferenciado com as pessoas. Ela gostava de estar com pessoas", frisa.

Quando aprendeu a tocar, a publicitária gostava de visitar Francisca. As duas tinham o costume de passarem o tempo interpretando músicas gospel, que era o verdadeiro repertório de Francisca. Além do violão e da guitarra, Jaqueline lembra da avó através de outros momentos.

"Depois da música, o que mais me faz lembrar dela é acordar e fazer chimarrão. Quando estava com ela, a gente fazia chimarrão, depois do chimarrão pronto ela já pegava o violão e começa a tocar. Minha infância toda e adolescência era sim”, recorda.

Hoje, Jaqueline trabalha com a dupla Patrícia e Adriana e atribui a influência da avó a carreira e paixão pela música. "Se hoje trabalho na música, se sou apaixonada pela música hoje é porque aprendi a amar com ela. Tudo que sei com música foi com ela. É uma senhorinha muito especial que sempre vai estar dentro de mim. Eu vivo e respiro música, assim como ela respirava e vivia a música",

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias