ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 32º

Diversão

Já pensou em fazer intensivão na natureza e ver mais de 200 pássaros?

Rota por Aquidauana, Campo Grande, Miranda e Rio Verde inclui 8 locais para quem ama bird watching

Por Aletheya Alves | 21/11/2024 07:45
Já pensou em fazer intensivão na natureza e ver mais de 200 pássaros?
Tricolino foi avistado no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema. (Foto: Ebird/Alejandro Pinto)

Mato Grosso do Sul tem se tornado cada vez mais reconhecido como um bom destino para quem curte observar aves. Até por isso, várias rotas têm sido traçadas e indicadas com os melhores pontos. Então, se você é daqui e gosta de natureza, opções não faltam, incluindo um intensivão para ver mais de 200 espécies.

A sugestão de hoje foi desenvolvida pela Fundtur/MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) e compreende Aquidauana, Campo Grande, Miranda, Jardim e Jateí.

Como a viagem tinha como foco encontrar o máximo de pássaros possíveis, os pontos visitados foram a Baía das Pedras, Fazenda San Francisco, Estância Mimosa, Chácara Beija-Flor, Buraco das Araras, Rio da Prata, Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e Instituto Cabral.

Durante dez dias dedicados ao birdwatching, 228 aves foram observadas, sendo que 53 garantiram fotografias (veja todas aqui). Os municípios e locais citados integram três regiões turísticas de MS: Pantanal Sul, Bonito/Serra da Bodoquena e Vale das Águas.

Já pensou em fazer intensivão na natureza e ver mais de 200 pássaros?
Udu-de-coroa-azul foi registrado em abril deste ano. (Foto: Ebird/Alejandro Pinto)
Já pensou em fazer intensivão na natureza e ver mais de 200 pássaros?
Visitantes de operadora colombiana em Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação/Fundtur)

Entre os destaques estão aves como o tricolino, udu-de-coroa-azul, chororó-do-pantanal, noivinha, rapazinho-do-chaco e pula-pula-de-sobrancelha.

De forma geral, o estado possui mais de 670 espécies e guias que vêm se especializando na área. Exemplo disso é a quantidade de aves compartilhadas em plataformas como a eBird e WikiAves, ambas que funcionam como um “catálogo”.

No eBird, 590 espécies foram publicadas por lá com 1.984 usuários. Além das fotografias, há também os registros dos cantos de vários pássaros como araponga e o curió.

Mas, caso ainda não seja possível viajar para fazer uma super rota, Campo Grande possui um mapa para observação de aves (e foi declarada a capital desse tipo de turismo em 2023).

Apenas na cidade e no seu entorno, quase 400 aves já foram catalogadas na Cidade Morena. Clique aqui para ver a rota sugerida.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

(*) Matéria ajustada para correção de informações. 

Confira a galeria de imagens:

  • (Foto: Ebird/Alejandro Pinto)
  • (Foto: Ebird/Alejandro Pinto)
  • (Foto: Ebird/Alejandro Pinto)
  • (Foto: Ebird/Alejandro Pinto)
Nos siga no Google Notícias