ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Projeto em quilombo abre atividades com cultura afro e capoeira

Thailla Torres | 23/02/2021 10:34
Sandro Anunciação. (Foto: Vanessa Bohn)
Sandro Anunciação. (Foto: Vanessa Bohn)

Em março, inicia uma nova fase do projeto "Quilombo em Atividade" com foco na capoeira e cursos para elaboração de projetos e inclusão étnico-racial no quilombo São João Batista, em Campo Grande. As atividades serão gratuitas.

Nesta fase haverá vivência em capoeira Angola, curso para elaboração de projetos culturais e capacitação de professores para inserção da temática étnico-racial e afro-brasileira no currículo escolar.

Os cursos estão previstos para iniciarem a partir do dia 1º de março. Serão três atividades e, em seguida, o lançamento do site com as audiografias [fotos e áudios] com entrevistas e  narrativas de moradores do quilombo.

Programação - Interessados em participar dos cursos deverão preencher um formulário que será disponibilizado no Instagram (@quilomboematividade), por meio de um link na bio - com todas as informações e passo a passo necessário.

A vivência em capoeira angola está programada para 1º de março a 21 de abril (segundas e quartas-feiras),  das 20h às 21h30, com o capoeirista Rafael de Sá, do Grupo Anunciando a Consciência Negra com os Meninos de Angola.

Já o curso de formação de professores "Cultura Afro-brasileira", ficará a cargo do geógrafo e capoeirista, Marcos Vinicius Campello Jr, e será realizado de 6 a 27 de março, aos sábados, a partir das 9h. Enquanto o "Laboratório de Projetos" será executado pela produtora e artista visual, Vanessa Bohn, de 30 de março a 13 de abril (terças e quintas-feiras), das 20h às 22h.

A vivência em capoeira angola e o laboratório de projetos serão estendidos a outros Quilombos do Mato grosso do Sul que queiram participar desse fortalecimento de cultura.

São João Batista - O quilombo é situado no bairro Pioneiros, região sul de Campo Grande. A história dessa comunidade passa a ser contada a partir da matriarca da família Anunciação e Bispo, Srª Maria Rosa Anunciação, mãe de 9 filhos, filha de negros escravizados originários da Bahia e Minas Gerais.

Ela que fez uma promessa  ao santo, São João Batista, por conta de uma gestação complicada e, que após a graça concedida, passou a realizar a festa que virou tradição familiar. Celebração iniciada, em 1922, em Coxim e que passou a ser realizada em Campo Grande a partir de 1945. Ano que Maria Rosa veio com a família para a cidade em busca de uma vida melhor.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias