ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SEXTA  02    CAMPO GRANDE 28º

Diversão

Quer viajar? Hora de contemplar rota 'mística' com natureza chegou

Bate e volta até Corguinho vai além de Zigurats e reúne rolê em rio, salgado famoso e observação do caminho

Por Aletheya Alves | 02/08/2024 06:56
Vista da área de Zigurats, no município de Corguinho. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Vista da área de Zigurats, no município de Corguinho. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Saindo de Campo Grande e indo até Corguinho, as atrações turísticas vão além de Zigurats, a cidade do ET Bilu. No mapa do Ministério do Turismo, relatórios encaixam outros destaques para aproveitar a natureza e, se somando ao roteiro, Rochedo não fica de fora.

Classificados com turismo "místico" e de natureza, os pontos já começam com a própria viagem como uma forma de contemplar a vegetação do Cerrado. São cerca de 100 km entre Campo Grande e Corguinho, gerando 1h30min de viagem com veículo próprio.

E, além da estrada, outro atrativo que pode ser encaixado e que foge aos relatórios do Ministério é o salgado de Corguinho, vendido por Fernanda Aparecida Custódio (leia aqui).

Agora, para conferir os atrativos da rota sugeridos pelos relatórios, confira abaixo e garanta mais uma forma de conhecer os destinos estaduais próximos da Capital.

Pontos destacados em Corguinho no Mapa do Turismo. (Arte: Barbara Campiteli)
Pontos destacados em Corguinho no Mapa do Turismo. (Arte: Barbara Campiteli)

Corguinho

“[...] é um perfeito destino de turismo de aventura, lazer e conhecimento. Rios, córregos, cachoeiras, refúgios de animais silvestres, cavernas, sítios arqueológicos, balneários fluviais e as opções de aventura em meio à natureza são muitas”, descreve o relatório disponibilizado pelo Ministério do Turismo.

Focando na área rural, o destaque dado é para o alívio da tensão e estresse atrás de um conjunto que une, nas palavras empregadas no relatório, em um ecoturismo com “turismo de aventura” e “turismo místico”.

  • Balneário Barrinha e Ponte de Pedra 

O primeiro balneário se integra com a história de Corguinho, já que é a área em que o município foi fundado em 1953 durante o período de garimpo. Por ali, é possível aproveitar a quadra de areia, quiosques, pista de caminhada e espaço para camping.

Para chegar ao Barrinha, o caminho é pela Avenida Paulo Vieira Barbosa na área urbana.

Já o Ponte de Pedra fica a 3 km do espaço urbano de Taboco. “Com uma água mansa, cristalina, de boa profundidade e habitat de alguns peixes. [...] No local, existem algumas churrasqueiras e também é permitido acampar. Em ambos, a entrada é gratuita”.

  • Cidade Zigurats 

O atrativo mais famoso é, claro, a Cidade Zigurats, distante 51 km do centro de Corguinho. Conhecida como a cidade do ET Bilu, crenças controversas e cara futurista, a comunidade possui casas arredondadas e com uma pirâmide.

Há alguns anos, o Dakila Pesquisas, responsável por Zigurats, abriu as portas para turistas e, desde então, é possível entrar em contato para conhecer a estrutura.

  • Loteamento Poção do Jaú

Pela MS-080 é possível acessar a região conhecida por ser foco de pesca. "O atrativo tem fama de ser fato não apenas na pesca de Jaú, mas também de outras espécie de peixes como o Dourado e a Piraputanga", descreve o relatório que destaca a liberação apenas fora do período de piracema.

Imagem da Cachoeira do Constantino, em Corguinho. (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Imagem da Cachoeira do Constantino, em Corguinho. (Foto: Divulgação/Prefeitura)
  • Salto do Taboco (Cachoeira do Senhor Constantino)

A cachoeira fica localizada em um espaço privado e fica a cerca de 12 km do distrito de Taboco. Em determinados períodos, o proprietário costuma cobrar a entrada, mas é necessário chegar diretamente com os responsáveis.

"As cachoeiras formam um espetáculo da natureza, ideal para contemplação e banhos", descreve a o documento do Ministério do Turismo.

Rochedo fica no trajeto até Corguinho e se encaixa para uma viagem mais proveitosa. (Arte: Barbara Campiteli)
Rochedo fica no trajeto até Corguinho e se encaixa para uma viagem mais proveitosa. (Arte: Barbara Campiteli)

Rochedo

Distante a 83 quilômetros de Campo Grande, Rochedo fica no caminho até Corguinho e entra na rota para conhecer melhor o Estado. Então, quem está pensando em visitar a cidade do ET Bilu já pode aproveitar.

“Tem na natureza seu maior atrativo. Os principais atrativos turísticos em destaque são a orla do Rio Aquidauana, a Cachoeira dos Diamantes, o Museu do Garimpeiro e o Horto Municipal”, descreve o documento oficial, acrescentando a Cachoeira do Sossego.

  • Orla do Rio Aquidauana

Destacada, a orla é definida como um espaço de contemplação para lazer e turismo na cidade. Por ali, há tanto a vista quanto espaço com quiosques e acesso ao rio para banho.

Orla do Rio Aquidauana após passar por reforma. (Foto: Divulgação/Agesul)
Orla do Rio Aquidauana após passar por reforma. (Foto: Divulgação/Agesul)
  • Museu do Garimpeiro Vanderlino de Souza

Já o museu envolve a história da fundação do município com a jornada de Rochedo envolvendo as memórias deixadas pelo período de garimpo na região.

A entrada é gratuita e o espaço fica na Rua Joaquim Murtinho, no Centro.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias