ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Diversão

Quer viajar? Hora de contemplar rota 'mística' com natureza chegou

Bate e volta até Corguinho vai além de Zigurats e reúne rolê em rio, salgado famoso e observação do caminho

Por Aletheya Alves | 02/08/2024 06:56
Vista da área de Zigurats, no município de Corguinho. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Vista da área de Zigurats, no município de Corguinho. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Saindo de Campo Grande e indo até Corguinho, as atrações turísticas vão além de Zigurats, a cidade do ET Bilu. No mapa do Ministério do Turismo, relatórios encaixam outros destaques para aproveitar a natureza e, se somando ao roteiro, Rochedo não fica de fora.

Classificados com turismo "místico" e de natureza, os pontos já começam com a própria viagem como uma forma de contemplar a vegetação do Cerrado. São cerca de 100 km entre Campo Grande e Corguinho, gerando 1h30min de viagem com veículo próprio.

E, além da estrada, outro atrativo que pode ser encaixado e que foge aos relatórios do Ministério é o salgado de Corguinho, vendido por Fernanda Aparecida Custódio (leia aqui).

Agora, para conferir os atrativos da rota sugeridos pelos relatórios, confira abaixo e garanta mais uma forma de conhecer os destinos estaduais próximos da Capital.

Pontos destacados em Corguinho no Mapa do Turismo. (Arte: Barbara Campiteli)
Pontos destacados em Corguinho no Mapa do Turismo. (Arte: Barbara Campiteli)

Corguinho

“[...] é um perfeito destino de turismo de aventura, lazer e conhecimento. Rios, córregos, cachoeiras, refúgios de animais silvestres, cavernas, sítios arqueológicos, balneários fluviais e as opções de aventura em meio à natureza são muitas”, descreve o relatório disponibilizado pelo Ministério do Turismo.

Focando na área rural, o destaque dado é para o alívio da tensão e estresse atrás de um conjunto que une, nas palavras empregadas no relatório, em um ecoturismo com “turismo de aventura” e “turismo místico”.

  • Balneário Barrinha e Ponte de Pedra 

O primeiro balneário se integra com a história de Corguinho, já que é a área em que o município foi fundado em 1953 durante o período de garimpo. Por ali, é possível aproveitar a quadra de areia, quiosques, pista de caminhada e espaço para camping.

Para chegar ao Barrinha, o caminho é pela Avenida Paulo Vieira Barbosa na área urbana.

Já o Ponte de Pedra fica a 3 km do espaço urbano de Taboco. “Com uma água mansa, cristalina, de boa profundidade e habitat de alguns peixes. [...] No local, existem algumas churrasqueiras e também é permitido acampar. Em ambos, a entrada é gratuita”.

  • Cidade Zigurats 

O atrativo mais famoso é, claro, a Cidade Zigurats, distante 51 km do centro de Corguinho. Conhecida como a cidade do ET Bilu, crenças controversas e cara futurista, a comunidade possui casas arredondadas e com uma pirâmide.

Há alguns anos, o Dakila Pesquisas, responsável por Zigurats, abriu as portas para turistas e, desde então, é possível entrar em contato para conhecer a estrutura.

  • Loteamento Poção do Jaú

Pela MS-080 é possível acessar a região conhecida por ser foco de pesca. "O atrativo tem fama de ser fato não apenas na pesca de Jaú, mas também de outras espécie de peixes como o Dourado e a Piraputanga", descreve o relatório que destaca a liberação apenas fora do período de piracema.

Imagem da Cachoeira do Constantino, em Corguinho. (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Imagem da Cachoeira do Constantino, em Corguinho. (Foto: Divulgação/Prefeitura)
  • Salto do Taboco (Cachoeira do Senhor Constantino)

A cachoeira fica localizada em um espaço privado e fica a cerca de 12 km do distrito de Taboco. Em determinados períodos, o proprietário costuma cobrar a entrada, mas é necessário chegar diretamente com os responsáveis.

"As cachoeiras formam um espetáculo da natureza, ideal para contemplação e banhos", descreve a o documento do Ministério do Turismo.

Rochedo fica no trajeto até Corguinho e se encaixa para uma viagem mais proveitosa. (Arte: Barbara Campiteli)
Rochedo fica no trajeto até Corguinho e se encaixa para uma viagem mais proveitosa. (Arte: Barbara Campiteli)

Rochedo

Distante a 83 quilômetros de Campo Grande, Rochedo fica no caminho até Corguinho e entra na rota para conhecer melhor o Estado. Então, quem está pensando em visitar a cidade do ET Bilu já pode aproveitar.

“Tem na natureza seu maior atrativo. Os principais atrativos turísticos em destaque são a orla do Rio Aquidauana, a Cachoeira dos Diamantes, o Museu do Garimpeiro e o Horto Municipal”, descreve o documento oficial, acrescentando a Cachoeira do Sossego.

  • Orla do Rio Aquidauana

Destacada, a orla é definida como um espaço de contemplação para lazer e turismo na cidade. Por ali, há tanto a vista quanto espaço com quiosques e acesso ao rio para banho.

Orla do Rio Aquidauana após passar por reforma. (Foto: Divulgação/Agesul)
Orla do Rio Aquidauana após passar por reforma. (Foto: Divulgação/Agesul)
  • Museu do Garimpeiro Vanderlino de Souza

Já o museu envolve a história da fundação do município com a jornada de Rochedo envolvendo as memórias deixadas pelo período de garimpo na região.

A entrada é gratuita e o espaço fica na Rua Joaquim Murtinho, no Centro.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias