ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 22º

Faz Bem!

Comeu muito no Natal? Nutricionista dá dicas de como voltar para a rotina

Alimentos para reequilibrar o organismo estão entre as sugestões da profissional Beatriz Camargo

Por Jéssica Fernandes | 26/12/2024 08:41
Comeu muito no Natal? Nutricionista dá dicas de como voltar para a rotina
Refeições saudáveis, como saladas, estão entre bons hábitos após festas natalinas. (Foto: Freepik)

A fissura pelos pratos na ceia de Natal levam muita gente a repetir a refeição uma, duas, três vezes e até mais. Se você exagerou na comilança nesses últimos dias, calma, porque dá para contornar a situação. Veja a seguir algumas boas dicas que a nutricionista Beatriz Camargo traz.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Após excessos na ceia de Natal, a nutricionista Beatriz Camargo recomenda retomar a rotina alimentar normal, sem dietas restritivas, e incluir atividade física. Ela destaca que o corpo consegue lidar com as calorias extras, mas ressalta a importância de não repetir o exagero. Para auxiliar na digestão, sugere o consumo de frutas, verduras, fibras e chás de hortelã ou alecrim. Restos da ceia podem ser congelados por até três meses, permitindo o aproveitamento posterior.

Nutricionista desde 2012, Beatriz é especialista em doenças crônicas e comportamento alimentar. A profissional começa dizendo o que sempre sugere para os pacientes. “A primeira coisa que eu gosto de falar é que o Natal ou qualquer festa de réveillon não é o último dia da nossa vida. Então, no dia seguinte, a gente vai acordar e vai conseguir lidar com as coisas que a gente fez”, ressalta.

Esse lidar, segundo a Beatriz, não inclui comer menos no dia seguinte ou pular uma refeição para compensar. “Seu corpo é uma máquina perfeita, ele vai conseguir lidar com as coisas que você deu para ele. É claro que se você deu mais calorias para o seu corpo, essas calorias podem ser sim armazenadas e, ou seja, engordar. Mas, no dia seguinte, não adianta nada você comer menos para emagrecer, porque o seu corpo não funciona como um caixa eletrônico”, esclarece.

No dia seguinte, a nutricionista recomenda que a rotina normal seja retomada. Beber água, fazer uma refeição equilibrada e alguma atividade física são os caminhos saudáveis para superar o exagero do dia anterior. Outro ponto que a nutricionista aborda é sobre aproveitar, sem se privar, mas também sem perder demais a mão.

“É claro que as festas são oportunidades para a gente comer coisas diferentes e comer às vezes numa quantidade maior. Mas isso não quer dizer que a gente precisa continuar nessa toada. [...] Se você comeu muito ontem, não tem problema nenhum. Hoje é um novo dia e você pode fazer outra coisa”, frisa.

Além da mudança de comportamento, é possível aproveitar os benefícios naturais de alguns alimentos. Beatriz destaca alguns que frutas, verduras e outros que contém fibra ajudam na digestão e a reequilibrar o organismo.

“Se estiver se sentindo pior no estômago ou no intestino, é sempre interessante chá de hortelã, também o chá de alecrim. Pode ser feito em casa, tanto com folha seca quanto com folha fresca. As duas coisas funcionam bastante, tanto para gases, quanto para esse tipo de desconforto intestinal. Para o intestino voltar a funcionar, se ele estiver meio paradão depois das festas, bebe mais água e come mais fibra”, finaliza.

O que fazer com o que sobrou da ceia? Na quarta-feira (25), a nutricionista também conversou com a reportagem, oferecendo sugestões de como aproveitar o que restou da ceia.

Desde que estejam bem armazenados, os alimentos podem durar até três meses no congelador. “O que eu mais recomendo de fato é fazer marmita. A gente tem que entender que o nosso freezer da geladeira de casa, se você usar ele direitinho, você pode armazenar alimentos congelados por até três meses. Então olha que delícia, né?”, afirma.

Mais detalhes estão na matéria "Sobrou muita comida da ceia?  Pratos e panetone duram até 3 meses congelados".

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias