Além de tempero, chá de tomilho te ajuda a se recuperar do Carnaval
Erva típica do Mediterrâneo, unido à canela, forma uma combinação antiviral e bactericida
Depois de aproveitar os dias de Carnaval, sentiu o corpo começar a ficar estranho? Hoje (16), o Lado B convidou a jornalista e agricultora urbana, Márcia Chiad para dar dicas de como te ajudar a se recuperar. Mostrando que os temperos vão muito além das receitas alimentícias, ela destaca que o tomilho se transforma em uma poderosa infusão com poder antiviral.
Conhecido por integrar o “buquê garni” (a junção entre louro, alecrim e tomilho para temperar risotos), o tomilho também é aplicável em outros momentos. “As pessoas esquecem o potencial medicinal que todos os temperos têm” diz Márcia.
Falando especificamente do tomilho, ele pode ser usado quando a sensação inicial da virose chega. “Você pode tomar até duas vezes ao dia nesse período porque ele traz uma barreira. Isso é destinado para algo bastante inicial, caso a pessoa vá ficando mal, é importante que procure seu médico”.
Na parte prática, Márcia detalha que é necessário realizar a infusão com as plantas de folhas moles. “O chá, originalmente, é especificamente de uma planta que se chama Camellia sinensis, mas aqui no Brasil chamamos tudo de chá. O que estamos fazendo é a infusão, ou seja, fervendo a água separadamente e depois deixando as folhas nessa água quente por alguns minutos”.
Para as instruções com o tomilho, a jornalista explica que a folha fresca ainda possui água, então, para 200 ml de água quente, adicione quatro ramos de tomilho fresco. Caso use a planta já seca, é só diminuir a quantidade pela metade.
“Além do tomilho, as pessoas também pode adicionar a canela. O processo, aqui é diferente da infusão, fazemos a cocção separadamente com caules, raízes e cascas. Por isso, é só colocar a canela diretamente na água e ferver por 5 minutos. Depois, só unir o resultado com o chá de tomilho”.
Márcia diz que o tomilho é uma planta fácil de cultivar em casa, assim como outras ervas que também podem ajudar nesses momentos.
“Muitas pessoas têm no quintal de casa a alfavaca-cravo, ela nasce até na rua e é usada para esses sintomas gripais. A terramicina também auxilia na questão bactericida, então é outra dica”, explica.
E, para quem quiser mais dicas de chás e ervas, Márcia irá realizar um curso neste sábado (17), no Recanto das Ervas. Mais informações podem ser consultadas neste link.
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.