ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 23º

Sabor

Chef cria coragem e ensina como fazer farofa de formiga com flores

Bruno Abreu diz que a "bundinha" da formiga é saborosa e agora, é um de seus ingredientes favoritos

Thailla Torres | 27/10/2021 07:00
Chef cria coragem e ensina como fazer farofa de formiga com flores
Prato pronto de farofa de tanajura. (Foto: Bruno Abreu)

Não é de hoje que o chef de cozinha Bruno Abreu investe nas invenções de novos pratos, principalmente, usando as flores como ingrediente de suas receitas. Agora, ele resolveu usar as flores comestíveis com uma proteína nada convencional para o campo-grandense: a formiga tanajura.

Depois de anos, ele tomou coragem para comer a formiga e criou uma farofa dela com flores. Segundo o chef, as formigas são altamente nutritivas. “Eu venho estudando elas há algum tempo e descobri que elas são limpinhas e saborosas”.

Vale destacar que as formigas são alimentos não convencionais, ou seja, elas não fazem parte dos produtos de mercado. “Você só tem acesso a esse produto em lugares com culturas ancestrais, como os indígenas ou no quintal de casa”, explica o chef.

Em Campo Grande, Bruno colheu as formigas no próprio jardim. “Quando elas saem do formigueiro pela primeira vez, elas saem com asa. Elas voam, acasalam com o macho, o macho morre e fêmea perde a asa. Em seguida, elas tentam voltar para a terra e cavar rapidamente seu formigueiro para fugir de predadores, que comem a bundinha dela rica em nutrientes. Então, antes dos predadores, é possível que a gente observe e faça essa colheita”, destaca.  Confira a receita completa da farofa de formiga com flores comestíveis.

Ingredientes:

  • 200g farinha de mandioca
  • 100g de formiga limpa (sem cabeça, asas e pernas)
  • 2 cebolas pequenas (1 roxa e 1 branca)
  • 3 dentes de alho
  • 1 colher de café de açafrão da terra
  • Ervas frescas à gosto
  • Sal e pimenta do reino a gosto

O modo de preparo é simples. Bruno orienta a picar a cebola e o alho como preferir. Quanto às formigas, ele tira a cabeça e as patas. “Mas há quem coma com a cabeça”, destaca.

Em seguida, ele refoga as formigas lavadas junto com a cebola, o alho e açafrão. É possível adicionar outros temperos de sua preferência. Após refogar, coloque a farinha de mandioca e tempere com sal. Mexa até misturar todos os ingredientes e desligue o fogo.

“A farofa eu acrescentei com pratos que são comuns no meu dia a dia, como o arroz, o feijão e a carne. A formiga tem um gosto que mistura frango e camarão. O sabor é muito bom”, finaliza.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias