Choperia tem peixe e feijoada que motivam qualquer um a sair de casa
No Bairro Universitário, picanha na pedra, espeto e bife também fazem sucesso no lugar cheio de história
Feijoada completa, bifão acebolado, picanha na pedra e pintado ao ucurum. Longe do Centro de Campo Grande, na Avenida Gury Marques, o Restaurante e Choperia do Calixto garante um verdadeiro banquete a qualquer hora do dia. O estabelecimento é uma dessas raridades que a gente só encontra em bairros mais distantes e vale cada centavo da gasolina gasta no trajeto até lá.
Calixto Couto é o proprietário do restaurante que, desde 2015, serve a comida caseira. O sabor conquistou pessoas além do Bairro Universitário. Parmegiana de filé mignon, parmegiana de peixe, pacu assado na brasa, espetos, porções, lanches, caldos são pratos conhecidos pelos fregueses que frequentam a choperia principalmente à noite.
Em janeiro deste ano, o proprietário também quis garantir o tempero caseiro no horário de almoço. De segunda a sexta, o buffet à vontade sai por R$ 25 com diversas opções inclusas. No menu à la carte, o bifão acebolado e a cavalo também fazem sucesso, mas a refeição ‘sensação’ é servida aos sábados: feijoada completa.
Para além da comida boa e simples, o restaurante surpreende pela decoração única. Tudo no ambiente interno e externo é carregado de detalhes que chamam atenção. As paredes são decoradas por quadros de comitiva, berrantes e outros itens que remetem a ‘lida’ com o gado. Em outra mesa estão expostas relíquias, como ferros de passar roupa, telefone, máquina de costura e um ‘orelhão’ igual aos que que dominavam o cenário urbano antigamente.
Próximo ao caixa, estátua do Raul Seixas, discos de vinil, uma guitarra e a coleção de violões revelam que a música é parte importante da história do restaurante. Aliás, música é o que não faltam no ambiente que toda sexta-feira convida algum artista diferente para tocar. Nos demais dias, o som ecoa clássicos que vão do pagode ao MPB.
Outra coleção curiosa são a de celulares que remetem à época onde a tecnologia ‘touch screen’ sequer existia. As máquinas de escrever, o rádio e a calculadora são outras peças decorativas que fazem qualquer um voltar décadas no tempo.
O restaurante tem muita personalidade e é um reflexo do próprio dono. Calixto abriu o lugar primeiro para si mesmo e depois para receber os amigos. “Campo Grande na época não tinha um lugar assim. Com um ambiente saudável, comida boa, preço acessível. Se tivesse um local igual ao meu não teria montado”, diz.
O lugar diferente, segundo Calixto, atraiu pessoas que moram em diferentes regiões de Campo Grande. Alguns clientes inclusive são de outros municípios do interior do Estado, mas quando visitam a cidade fazem parada obrigatória no restaurante do Calixto. “Quando você tem comida boa, os clientes vêm de todo lugar”, destaca o proprietário.
Serviço - Seja no horário do almoço ou à noite, o estabelecimento é um desses que vale a pena conhecer. O endereço é Avenida Gury Marques, 4214, Bairro Universitário. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 9h às 23h.
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.