Com carne a “preço de ouro”, chef faz caldo com pé de frango e flores
Com previsão de temperaturas mais baixas no fim de semana, pé de frango é sugestão para uma comidinha quente
Com a alta no preço das carnes e a perspectiva de que os valores continuem subindo, o jeito é pensar em alternativas para incrementar aquele caldo no friozinho. Uma das sugestões são os pratos à base de pé de galinha, ou pé de frango, como muitos também chamam.
O ingrediente ainda não é tão requisitado quanto a carne bovina para ocasiões especiais, por isso, o chef de cozinha Bruno Abreu decidiu compartilhar uma receita para que ninguém mais torça o nariz para o pé de galinha, especialmente nestes dias mais frios que estão por vir.
E tem mais, para deixar a receita única, Bruno apostou na combinação de pé de galinha com flores. “As flores inovam qualquer receita. A partir do momento que você coloca flores nela, você a torna memorável”, destaca o chef que hoje é especialista na culinária com flores e produz inúmeros alimentos à base delas.
Uma das flores utilizadas na receita foi a flor de jambo, muito usado no pato e no tucupi receitas famosas na região Norte. “Ele dá uma sensação de dormência se você a comer pura, mas na receita ela dá um sabor incrível. Utilizei também a flor de boldo e o beijo turco”, avisa. Confira a receita do "pé de frando na pressão":
Ingredientes:
1 kg pé de frango
1 litro de água
1 colher de sal de flamboyant (pode ser substituído por sal e açafrão da terra com pimenta do reino e folha de louro)
1 cenoura média cortada em fatias
1 cebola picada
2 dentes de alho picado
10 mini batatinhas inteiras com casca
Pimenta dedo de moça a gosto
Pimentão verde a gosto ou pimenta de cheiro
Flor de jasmim manga rosa
Quiabo cortado ao meio apenas
Limão siciliano (pode ser taiti ou rosa)
Modo de preparo: Refogue a cebola. Assim que começar a dourar adicione o alho picado e dore também.
Pegue o pé de frango e corte as unhas, em seguida adicione ao alho com cebola para dar uma leve fritada.
Adicione a água e o sal de flamboyant mirim (uma flor muito saborosa e aromática que combina perfeitamente com vários preparos e receitas). Tampe a panela de pressão e deixe por aproximadamente 1 hora até que o osso esteja desmanchando e todo o colágeno esteja soltando. Adicione o restante das verduras e deixe ferver até que cozinhe.
Dica - Para uma boa apresentação, Bruno selou algumas verduras e os pés. "Isso faz com que caramelize os carboidratos trazendo mais sabor também”, destaca.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.