Com várias possibilidades, bolos ombré são novidade para colorir as festas
A apresentação sempre foi boa parte do trabalho dos confeiteiros, que a cada dia têm de se reinventar. Depois das tortas peladas, sem cobertura, as 'naked cake', a tendência agora para quem está pensando em fazer festa é o estilo “Ombré”, com um colorido degradê, começando em tons mais suaves até atingir os mais saturados.
A palavra original no francês significa “sombra”. Para criar esse efeito é utilizando corante em gel, misturado ao glacê ou pasta americana com tonalidades diferentes da mesma cor ou com um mix de cores.
A técnica sombreada vem sendo utilizada principalmente em bolos de casamentos, mas também é perfeita para um efeito descolado em bolos de aniversários. A dica é usar uma cor apenas, do tom mais claro ao mais escuro, mas também dá para produzir um arco-iris.
A técnica vale para porções maiores, em camadas, e até cup cakes. Também não é necessário só brincar com o glacê, há versões que usam pastilhas coloridas e macarons ombré.
Em Campo Grande o trabalho ainda é novidade, mas já pode ser encomendado de profissionais como Andreiza Mezacasa, de 38 anos, que prepara os bolos na própria residência.
Corumbaense, de família que adora uma cozinha e tem, inclusive, restaurante, ela conta que aprendeu a técnica assistindo vídeos pelo Youtube há sete meses.
Mãe de meninos já na adolescência, ela decidiu se especializar em algo que rendesse dinheiro e prazer e começou a fazer tortas doces e salgadas. No mundo virtual, busca sempre o que há de novo por aí. Foi assim com a naked cake, com as tortas que usam o chocolate KitKat e agora com as ombré.
A massa é o tradicional pão de ló, que também ganha colorido com tons diferentes a partir da mescla de corantes. As cores não alteram o sabor do bolo e fica a critério do cliente escolher o recheio.
O quilo custa R$ 45,00, por conta das horas a mais de trabalho artesanal para a cobertura. As encomendas podem ser feitas pelo número 9964-4476.
Veja outros exemplos das tortas ombré: