Inspirado em fazenda, casal serve drink com bacon e cupim de colher
Com decoração cheia de relíquias da família, lugar também tem churrasco americano
Churrasco americano, drink com bacon caramelizado e um ambiente que lembra sede de fazenda. Em março, o casal André Alves Medina, de 41 anos, e Hellen Fernandes Gondim, de 37 anos, inaugura a Casa Medina, que é resultado de um projeto iniciado em 2022 em Corumbá.
Há dois anos, André criou o restaurante na Cidade Branca, mas precisou fechar após a mudança para Campo Grande. A vontade de reabrir sempre existiu e com o apoio da esposa o empreendimento ganhou proporção maior. Fãs de churrasco e tudo que remete à cultura de fazenda, eles criaram o lugar que reflete os próprios gostos em comum.
Formado em Administração, André trabalhou durante anos em frigorífico e foi através dessa função que descobriu o ‘American Barbecue’, sendo essa uma das principais propostas oferecidas ao público. “Nossa ideia é trazer uma experiência do churrasco americano com muita influência texana, bastante carga de fumaça, os dry hubs que são os temperos secos. Todo o nosso cardápio passa pelo nosso defumador”, explica.
Do blend de hambúrguer ao cupim de colher, todas as proteínas são feitas em dois defumadores que têm capacidade para preparar até 500 quilos de carne. Esses e outros pratos integram o cardápio que presta algumas homenagem às pessoas importantes na vida do casal.
O carro-chefe na sessão dos hambúrgueres, por exemplo, é uma homenagem ao filho de André. O Smoked Bacon do Arthur é preparado no pão de brioche e acompanha dois hambúrgueres, queijo e bacon em dobro. Outra homenagem é para a filha dele, Malu. O bolinho da Malu são oito unidades de croquetes de copa de lombo defumado, desfiado e com creme cheese e creme de alho.
Fazendo jus ao churrasco americano, a casa prepara o pork ribs que serve até duas pessoas. A costelinha suína é defumada por seis horas com lenha de maçã, acompanhada com salada coleslaw, picles artesanais, batata souté e o molho bog original. Outra opção é a bandeja texana brisket (peito bovino), costelinha suína, linguiça defumada, batata, picles artesanal, salada coleslaw e molho bbq.
Além dessas, o menu traz vários outros pratos e cortes, como ancho, surtun, chorizo, picanha, prime rib e cada um acompanha molho chimichurri. Já o cupim de colher, que é outro sucesso, acompanha farofa da casa, mandioca e salada de batata e ovo.
Carta de drinks - Na sessão de drinks, o casal mostrou toda criatividade. O sócio-proprietário fala que o resultado é uma mescla de gostos. “Eu gosto de carne desde a época que me formei, a Hellen gosta muito de vinho e nós gostamos de drinks. Foi uma das coisas que fez a gente desenvolver essa carta. Hoje temos alguns drinks autorais”, diz.
Dos drinks autorais, um dos mais diferentes é o ‘Caravela’ feito com vodka da marca, suco de limão, hortelã, xarope de açúcar e bacon caramelizado. Outra ‘Experiência Medina’ é a bebida Meg feita de gin de infusão com morango e hortelã, suco de limão e xarope de açúcar defumado. O remember é mais um drink defumado que vem numa cúpula de fumaça com run, cordial de limão cravo, café clarificado, suco de limão e açúcar defumado. Já o ‘HG’ é preparado com vodka, suco de limão, açúcar, degradê de vinho e alecrim.
A experiência gastronômica fica completa no espaço que tem relíquias de família. A intenção, conforme Hellen, é que os clientes se sintam em casa aproveitando pratos bons e bebidas geladas. “A nossa casa parece uma sede de fazenda, é proposital. Nós temos coisas dos nossos avós, pais. Cada cantinho também foi pensado para a pessoa entender a nossa história e entender o que nos trouxe até aqui”, afirma.
A sede da fazenda também ganhou um palco onde são realizados shows ao vivo nos finais de semana. O repertório segue a pegada country, pop, MPB e rock. A Casa Medina está localizada na Avenida Orlando Darós, 651, Parque Res. Maria Aparecida Pedrossian. O horário de funcionamento é de terça a sexta, das 18h às 23h. Aos sábado e domingos, das 11h às 15h e 18h às 23h
Confira a galeria de imagens:
Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.