Na luta para vencer o doce, Nice lucra com barrinha zero açúcar
Frutas desidratadas foi a solução que a artesã encontrou para largar o açúcar e viver mais saudável
![Na luta para vencer o doce, Nice lucra com barrinha zero açúcar Na luta para vencer o doce, Nice lucra com barrinha zero açúcar](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2025/02/10/g9neweqpusya.jpeg)
A luta para fugir da "tentação" e largar o açúcar de vez foi o que motivou a artesã e estudante de nutrição Nice Santana, de 52 anos, a buscar alternativas para substituir os doces tradicionais e investir em uma vida mais saudável. Sabendo que um docinho é bom e todo mundo gosta, a solução foi aprender a fazer suas próprias barrinhas de frutas desidratadas e se deliciar com o açúcar natural do morango, kiwi, banana e várias outras frutas utilizadas na produção.
Nice explica que as frutas passam pelo processo de higienização, depois são cortadas e colocadas em estufas para a desidratação, processo em que perdem toda a água. A partir daí, ela cria barrinhas, copinhos de salada de frutas e até rodelas de laranja com chocolate meio amargo, que são vendidas por ela a partir de R$ 20.
Dentre as várias opções de frutas, Nice trabalha com banana, coco, manga, goiaba, laranja, maçã, morango e kiwi, além dos docinhos de banana, damasco, ameixa e tâmara.
“A diferença desses produtos é que eu te ofereço saúde. Todos nós gostamos de um docinho, e quando esse doce sai da própria fruta, é muito mais saudável. Você pode até não acreditar, mas são muito saborosos, pois, quando desidratadas, as frutas têm seu açúcar natural realçado, ficam deliciosas e realmente satisfazem”, diz Nice.
![Na luta para vencer o doce, Nice lucra com barrinha zero açúcar Na luta para vencer o doce, Nice lucra com barrinha zero açúcar](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2025/02/10/mzofh1ze0x9n.jpg)
Nice relata que, há quatro anos, começou a se dedicar mais às atividades físicas e, por causa disso, também passou a buscar uma melhor qualidade de vida. Foi quando percebeu que era muito difícil abrir mão dos doces, ainda mais considerando que trabalhava com a produção de bolos e doces gourmet.
Motivada a encontrar uma alternativa para a "tentação", Nice conta que começou a pesquisar maneiras de mudar seus hábitos de consumo e descobriu que, em outros países, pessoas que faziam trilhas costumavam levar frutas secas como fonte de alimentação.
Ela então passou a procurar mais informações na internet sobre esse hábito alimentar e encontrou um curso sobre frutas desidratadas. Sem condições de investir no curso, assistiu apenas às três aulas gratuitas e aprendeu o restante sozinha, por meio de tentativas e erros.
"De lá pra cá, fui testando até dar certo, e há mais ou menos cinco meses pude colocar em prática. Sempre gostei de culinária, mas me apaixonei fazendo esses doces com o açúcar da própria fruta. Fico encantada com cada preparo", diz.
![Na luta para vencer o doce, Nice lucra com barrinha zero açúcar Na luta para vencer o doce, Nice lucra com barrinha zero açúcar](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2025/02/10/gtnhl51lljbz.jpg)
A artesã ainda destaca que o que mais lhe motivou a largar os doces convencionais, foi ao se dar conta do quanto eles eram maléficos para a saúde. Nice ainda garante que suas barrinhas e docinhos de frutas adoçam o paladar de todas as idades. "Até as crianças que provaram, gostaram".
É possível encontrar Nice na feira do Bosque da Paz, que acontece sempre no terceiro domingo do mês, ou acompanhá-la nas redes sociais @saboresdenice_.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.