Ney queimou muita costela antes de dominar prato na Charlotte
Após curso com Seleção Brasileira de Churrasco, ele aprendeu a fazer de feijoada a hambúrguer defumado
O pit master Ney Coelho Silva, de 44 anos, queimou muita costela antes de aprender a fazer o prato que é servido no Bairro Vila Alba e agora no Centro de Campo Grande. Após fazer curso com a seleção brasileira de churrasco, ele pegou o ritmo e passou a preparar meia tonelada de carne por mês.
No Gran Costela Sabores, ele serve costela, croquete de costela, rabada, feijoada defumada, além de porções e lanches que são preparados na pit smoker 'Charlotte'. Um dos destaques do menu é a ‘Bandeja Texana’ que traz pratos típicos do estado do Texas, nos Estados Unidos.
O negócio começou após o pit master fazer diversos cursos, mas não se encontrar em nenhum. “Como gosto muito de comida, de comer, cheguei a fazer cursos de pizzaiolo, hambúrguer artesanal para ver se algo me chamava a atenção, mas não foi o estalo ainda. Nisso passaram anos”, conta.
No Instagram, Ney encontrou sem querer um curso sobre costela no bafo. A partir daí tudo mudou para o homem que passou a dedicar horas de estudo no preparo e apresentação da carne. O começo, segundo ele, não foi como planejado.
“Comecei a fazer e deu tudo errado. A costela pegava fogo, eu salgava demais e ninguém conseguia comer. Eu não tinha experiência nenhuma, então gastei muito com costela até começar a acertar. Nas madrugadas ficava estudando, pesquisando os melhores churrasqueiros do Brasil”, diz.
No bairro a costela no bafo conquistou os primeiros fãs formados por amigos e familiares dele. Apesar do sabor, o prato ainda não tinha agradado o pit master. “A costela no bafo é gostosa, macia, desmancha, mas visivelmente é feia e na gastronomia você come com os olhos. Eu vi que precisava dar vida pra ela”, explica.
Seleção brasileira de churrasco - O curso com os churrasqueiros de elite deu nova perspectiva e levou o preparo da costela para outro patamar. “Apareceu pra mim um grupo de churrasqueiros de São Paulo e eles são da seleção brasileira de churrasco. Fui pra São Paulo fazer o curso e voltei de lá apaixonado pela defumação, porque descobri que ela me dava o que eu queria”, afirma.
Após o curso, Ney encomendou a primeira pit smoker ‘Elisabeth’. O modelo mais simples de churrasqueira posteriormente foi substituído pela atual, a ‘Charlotte’. “Por si só ela chama atenção”, revela o pit master.
A pit smoker é responsável por conferir sabor diferente às carnes preparadas, pois o processo de defumação envolve a queima de lenhas frutíferas. A defumação é só uma etapa no processo de preparo da costela que leva em média sete horas.
Outra carne estrela do estabelecimento é o brisket ou o ‘peito bovino’. Ney relata que preparar esse corte é um verdadeiro desafio para os pit masters. “É a parte mais dura do animal e tem que deixá-la macia e suculenta. Eu trabalho com a defumação, que é o passamento da carne, por longo período em baixa temperatura. Aí é o segredo do churrasco americano. No caso do brisket são doze horas”, esclarece.
No Bairro Vila Alba o negócio funciona no horário de almoço somente aos sábados e domingos. Recentemente, o ‘Gran Costela Sabores’ expandiu o espaço para o Quebra Torto Terraço, que neste ano teve a história contada no Lado B.
Na Rua 13 de Junho, os pratos são servidos no período noturno. O menu traz porção de fritas com cupim desfiado, croquete de costela suína com abóbora cabotia, lanches de costela defumada e espetinhos simples e completos. Já a feijoada defumada com brisket e costela é servida aos sábados no local.
Outro diferencial, conforme Ney, é um prato que representa o estado do Texas. “A gente serve a bandeja texana onde você vai ter a experiência de experimentar dois tipos de cortes defumados. Aí vai o coleslaw que é essa salada refrescante, o macarrão com queijo, pão de alho e nossa farofa com bacon”, destaca.
O estabelecimento funciona no Bairro Vila Alba aos sábados e domingos, das 18h às 23h. O contato do delivery é (67) 9.9244-8683. O atendimento presencial é realizado na Rua 13 de Junho, 641, Centro. O horário é de quarta a sexta, das 18h às 23h.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).