Pampas Steakhouse tem sabor e alma da tradicional gastronomia gaúcha
Casal abriu restaurante temático, com cantinho do chimarrão e o melhor tempero do Rio Grande do Sul
O cheiro do típico churrasco gaúcho e a fartura à mesa impressionam a quem chega ao Pampas Steakhouse, restaurante inaugurado este mês no Jardim dos Estados, em Campo Grande.
Por R$ 55,00, o cliente encara um banquete e tanto, aproveita à vontade o rodízio de grelhados, as guarnições, as saladas e a famosa maionese gaúcha. A carne é preparada na parrilla, que recebe da clássica picanha aos cortes sofisticados, como t-bone, e os argentinos bife ancho e chorizo. Para matar a saudade de vez, o sagu com creme é só uma das opções de sobremesas que também vieram do Sul.
Mas as surpresas afetivas vão muito além do sabor. Os proprietários criaram uma atmosfera gauchesca de verdade, que transporta o cliente ao Rio Grande do Sul já na hora de escolher onde vai sentar. Os garçons surgem pilchados e no lugar dos números, as mesas são identificadas por nomes de algumas das cidades rio-grandenses. Dentre 40 municípios homenageados pela relevância cultural ou histórica, tem Alegrete, Santa Maria, Santa Rosa, Porto Alegre e Cachoeira do Sul, terra natal do empresário Cassius Corrêa.
Ao lado da esposa Priscila Conde, ele pensou em muitos detalhes que levassem as pessoas a uma experiência emocional. Na happy hour, por exemplo, as mesas vão parar na calçada e ganham nomes de praias do litoral sul, como Tramandaí e Torres. Para beber, o chope é em dobro de 18h às 20h, e o menu de hambúrgueres segue o estilo dos pampas, todos prensados, além das porções de boteco. "É o nosso X, com outra diferença no tamanho do pão, que é enorme. Não tinha para vender aqui e tive que encontrar uma padaria que fizesse sob medida", explica Cassius.
Essa tertúlia na versão campo-grandense é regada com tudo que o gaúcho aprende a gostar na infância. Além da carne suculenta, o restaurante tem o cantinho do chimarrão, com direito a lareira nos dias frios, e até uma rádio exclusiva, com repertório de canções nativistas, sem esquecer o pop atualmente produzido no Rio Grande do Sul.
A volta às origens era um sonho do casal. Cassius saiu do Rio Grande do Sul há 11 anos. Já tem um bar famoso na cidade pela qualidade de produtos e atendimento, experiência que este ano resolveu levar para o steakhouse. "Agradecemos muito a Deus, pois foi Ele que nos presenteou com este lugar. Ele está à frente de tudo que é nosso e graças a Ele conseguimos essa nova conquista", diz.
A carta de vinhos tem o sabor das vinícolas de Caxias do Sul, mas também de algumas marcas europeias requintadas. Ótima sugestão para o almoço e combinação ainda mais perfeita para um jantar à la carte elaborado, assinado por especialista uruguaio em carnes.
Um detalhe é a sugestão do chef, criada para surpreender. "Quem pede a sugestão do dia terá sempre algo exclusivo, que não está no menu, do prato principal à sobremesa. São opções que não estão no cardápio. O chef vai até a mesa, conversa, descobre qual é a preferência do cliente (carne, frango ou peixe) e surpreende muito, em todos os casos", conta o proprietário.
Para conhecer a essência da culinária gaúcha, veja os horários do Pampas Steakhouse. De terça a sexta, funciona no almoço de 11h às 14h e no jantar de 18h às 23h. Aos sábados, o atendimento vai de 11h às 16h e de 18h às 24h. No domingo o restaurante só abre para o almoço, de 11 às 16h.
"Para o gaúcho, o prazer da gastronomia está diretamente ligado ao compartilhamento. É poder saborear um bom prato com a família e amigos que o torna mais saboroso. O Pampas busca criar o ambiente atraente para esse público, que conhece a cultura gaúcha, valoriza, ou simplesmente admira e reconhece que ela é forte, marcante e tem sabores únicos", finaliza Cassius.
O restaurante fica na Rua General Odorico Quadros, 224, Jardim dos Estados. Para saber mais, explore o Facebook e o Instagram do Pampas.