Pela saúde na lancheira, nutricionista ensina cardápio para fazer com filhos
Para facilitar a vida dos pais que ainda preferem que os filhos levem de casa os lanches para o colégio, a equipe do Lado B foi atrás de dicas de comidinhas fáceis para fazer durante a semana, sem muito mistério, afim de tornar a rotina mais saudável e fácil. A nutricionista Elda Ávila foi quem nos ajudou nessa missão e, entre dicas de petiscos versáteis, ela ensina a receita de uma torta de liquidificador e de um bolo que aproveita toda a banana.
A primeira dica da profissional é: chame as crianças para ajudar durante o preparo. Mas por que? "Se elas participarem do processo é bem mais provável que queiram comer o lanche. É engraçado porque muitos tem vergonha de levar marmita de casa mas, quando aquilo se torna algo divertido, esse quadro muda, e eles querem até mesmo distribuir pros coleguinhas'', diz ela.
Ainda segundo a nutricionista, existem lanchinhos rápidos que, pela boa apresentação, também se tornam quase que uma brincadeira na hora de preparar e comer. ''Aqui em casa quando minhas filhas eram pequenas eu sempre fiz palitinhos de tomate cereja, queijo e ovo de codorna, além dos doces, que levam frutas, como a uva, o mamão e morango, por exemplo, e pode finalizar o com mel. O bom é que você pode mudar a combinação de acordo com o que tem em casa''.
Outra dica é transformar alguns legumes em palitinhos, como o pepino e a cenoura, para comer junto a um patê, por exemplo. ''Existem diversos tipos de utensílios bem baratinhos de cozinha que basta a gente coloca o legume dentro, e pronto, ele sai no formato que a gente quer. Isso é bem bacana e auxilia numa alimentação saudável''.
Oção fácil de combinar com os vegetais na lancheira da criançada são as bruschettas, feitas com qualquer tipo de torradinha, pão sírio, ou até mesmo, para os celíacos, com biscoito de arroz. É só montar com molho de tomate, queijo, manjericão ou azeitona e gratinar.
Mas tem de ser feito com ingredientes frescos. ''Fica pronto em dois tempos no forno, não tem segredo. Inclusive o molho de tomate caseiro pode ser congelado em porções separadas para tornar mais prático ainda'', indica Elda, que recomenda finalizar as ''mini pizzas'' com orégano.
Elda diz ainda que é preciso avaliar como funciona o dia a dia da família. Se existe um dia mais folgado para todos, por exemplo, é interessante deixar as coisas que demandam mais trabalho para para essa data, assim basta resfriar ou congelar esses pratos para durarem toda a semana. "O molho de tomate caseiro, por exemplo, é uma boa".
A nutricionista ensina duas receitas rápidas, nutritivas, e precisam de pouco tempo no microondas para ficarem no ponto ideal do lanchinho do intervalo, é o bolo de banana com tudo dentro e torta de liquidificador que pode ter qualquer recheio. Confira:
Bolo de banana
Ingredientes
3 ovos
3/4 de copo americano de óleo
1 xícara chá de açúcar
3 bananas cortadas em casca
1 pitada de canela
1 pitada de sal
Modo de preparo
Bater tudo no liquidificador. Coloque em forma untada e leve ao forno pré aquecido a uma temperatura de 180°C. Deixe assar por aproximadamente 1 hora.
Dica da nutri - "Pra deixar ainda mais apetitoso, é liberado derreter um pedaço de uma barra de chocolate de boa qualidade, 70% cacau, por exemplo, e servir como cobertura".
Torta de liquidificador
Ingredientes
3 ovos
1 copo grande de leite
1/2 pacotinho de queijo parmesão
Sal a gosto
Noz moscada
1 xícara de farinha chá de farinha de arroz (ou de trigo)
1 colher sopa cheia de amido de milho
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e em coloque metade da forma. Adicione o recheio a gosto e coloque o restante da massa até cobrir novamente. Asse por 1h a 180 graus.