ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Lado Rural

Iagro pretende vacinar 16 milhões de animais contra febre aftosa

Produtor rural deve registrar a imunização pelo site da Agência até o 15 de dezembro de 2022

Karine Alencar | 05/11/2022 15:40
Bovino sendo vacinado contra febre aftosa. (Foto: Iagro / Divulgação)
Bovino sendo vacinado contra febre aftosa. (Foto: Iagro / Divulgação)

Ao longo da segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) pretende imunizar 16 milhões de animais do Planalto e do Pantanal contra a febre aftosa.

O imunizante é obrigatório para todo o rebanho no Planalto, e deve ser administrado até o dia 30 de novembro. O produtor rural deve registrar a imunização pelo site da Iagro até 15 de dezembro de 2022.

A venda da vacina está liberada desde o dia 27 de outubro e não exige emissão de autorização de compra pela Iagro. A orientação das autoridades sanitárias é que sejam usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

O índice de vacinação contra a febre aftosa na etapa de maio alcançou a marca de 99,73% de animais. No total, foram vacinados 11,7 milhões, entre bovinos e bubalinos. Excepcionalmente, no ano de 2022, as etapas foram invertidas, sendo que todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade deveriam ser vacinados na primeira etapa (em maio) e, todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando, na segunda etapa (agora em novembro).

Nos siga no Google Notícias