ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 13º

Meio Ambiente

Operação apreende 2 mil bovinos em situação irregular na região de fronteira

Fiscalizações tiveram foco nas fronteiras da Bolívia e do Paraguai, com ações em 21 cidades de MS

Jhefferson Gamarra | 28/10/2022 15:39
Fiscalização em embarcação de bovinos na fronteira (Foto: Divulgação/MAPA)
Fiscalização em embarcação de bovinos na fronteira (Foto: Divulgação/MAPA)

Operação conjunta entre órgãos federais e estaduais de combate a crimes transfronteiriços, realizada entre os dias 18 e 28 de julho, diversas embarcações, propriedades rurais e veículos nas regiões de fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia e Paraguai. A força-tarefa foi uma fusão das operações Ágata Oeste 2022 e Operação Ronda Agro XXII.

Durante os trabalhos, foram fiscalizados 96.147 animais, dos quais mais de 2 mil bovinos se encontravam em situação irregular. Também foram apreendidas 2,9 toneladas de produtos de origem animal irregulares, duas embalagens de produtos de uso veterinários proibidos e duas de agrotóxicos ilegais. As fiscalizações em 39 propriedades rurais e 135 veículos. Foram interditadas duas embarcações e dois estabelecimentos comerciais.

“Se considerarmos que o trânsito irregular de mercadorias agropecuárias é a principal forma de introdução de pragas e doenças em áreas livres, as ações de combate a ilícitos transfronteiriços com animais, vegetais, seus produtos e insumos agropecuários se tornam fundamentais para a manutenção da saúde dos rebanhos e sanidade das lavouras brasileiras”, ressaltou o auditor fiscal federal agropecuário, Marcos Eielson.

Ao todo foram emitidos 56 autos de infração, que resultaram em aproximadamente R$ 1 milhão em multas e R$ 44 mil em apreensões, sendo realizadas ainda duas conduções para delegacia de polícia para investigação de crimes de contrabando.

“A ação realizada previne a reintrodução de doenças como a Febre Aftosa no Estado, que está a caminho do reconhecimento da situação Livre de Febre Aftosa sem vacinação”, reforçou o gerente de Controle e Operações da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul), Marco Aurélio Guimarães.

As fiscalizações tiveram foco nas fronteiras da Bolívia e do Paraguai, com fiscalizações realizadas nos municípios de Aral Moreira, Ponta Porã, Caracol, Alto Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Amambai, Sete Quedas, Mundo Novo, Japorã, Bela Vista, Porto Murtinho, Paranhos, Guia Lopes da Laguna, Maracaju, Jardim, Caarapó, Tacuru, Iguatemi, Eldorado e Dourados.

Nos siga no Google Notícias