Ministra diz que Brasil fez varredura em busca de fornecedores de fertilizante
Segundo ela, há países na África e alternativas como Chile, Arábia Saudita e nesta semana vai ao Canadá
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (PP), garante que o governo federal já fez contato com todos países que podem seguir fornecendo fertilizantes ao Brasil, apesar de não acreditar na suspensão por parte da Rússia.
Durante evento na tarde desde domingo (6), na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a ministra reforçou que anteontem um navio carregado de fertilizantes deixou a Rússia rumo ao Brasil.
“Aquilo que a gente pensou que ia parar, não aconteceu. Mesmo assim estamos olhando todo o mercado possível, porque temos de trabalhar com o pior do cenário”
Segundo ela, uma varredura já foi feita para buscar alternativas. “Nós não somos importadores como governo, mas podemos facilitar o contato das empresas daqui com os fornecedores de fora”
A próxima parada será no Canadá, em viagem nesta semana. “Estivemos na Rússia, no Irã, que tem disponibilidade de cobrir ‘possível falta'. E agora vou ao Canadá. Fora isso, há outros fornecedores como Chile, Arábia Saudita, países na África, Marrocos... que podem ser alternativas.”