Produção de bovinos com baixo impacto é tema do Pantanal Tech MS
Vitrines tecnológicas serão realizadas nos dias 28 e 29 de junho durante o evento em Aquidauana
Com participação de diversas instituições públicas e empresas privadas, além de apoio dos cursos de graduação e de pós-graduação da UEMS (Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia), acontece dias 28 e 29 em Aquidauana, cidade a 138 quilômetros de Campo Grande, o Pantanal Tech MS, evento que traz inovação e tecnologia para a região pantaneira, com exposições, demonstrações técnicas, vitrines tecnológicas, painéis empresariais, conferências e palestras sobre temas relevantes para quem produz na região.
O evento pretende promover interação entre os diversos atores do desenvolvimento sustentável do Pantanal de Mato Grosso do Sul, atentando para as tecnologias e inovações existentes, numa agenda positiva de sustentabilidade, considerando os diversos produtos oriundos deste bioma.
Entre as vitrines tecnológicas, dois temas abordam a produção de bovinos no Pantanal. Nos dias 28 e 29 acontece o painel "Bovinos de Corte - Pecuária Pantaneira - Produção com Eficiência e Baixo Custo". Serão exibidos animais de cruzamento genético e de seleção genética da raça nelore, além da demonstração de tecnologias e práticas inovadoras para a pecuária na região do Pantanal, como a utilização de drones na semeadura e controle de pastagens, ultrassonografia de carcaça, avaliação fenotípica entre outras.
Confira a agenda:
28/06 às 09h | Protocolos de IATF – alternativas para o Pantanal (Globalgen)
28/06 às 10h | Dinâmica demonstrativa de ultrassonografia de carcaça.
28/06 às 11h | Sêmen Refrigerado – alternativa para otimizar resultados da IATF no Pantanal? (Embrapa).
28/06 às 14h | Demonstração de drone nas atividades agropecuárias.
29/06 às 8h30 | Demonstração de drone nas atividades agropecuárias.
29/06 às 15h30 | Dinâmica demonstrativa de ultrassonografia de carcaça.
29/06 às16h30 | Demonstração de drone nas atividades agropecuárias.
Ecopecuária
Durante o evento, também, quem visitar o Pantanal Tech poderá conhecer o Sistema Ecopecuária. Segundo o professor Marcos Vinicius de Oliveira, do curso de Zootecnia da UEMS, trata-se de um sistema de produção sustentável tanto economicam quanto ambientalmente, utilizando um grupo genético de gado crioulo altamente adaptável às condições climáticas e de pastagens da região pantaneira, em condições de alta temperatura, consumindo forrageiras que outras raças não estão acostumadas a consumir e até convivendo harmonicamente com a onça pintada.
O Pantanal Tech MS trabalha no Eixo estratégico 'Desenvolvimento Sustentável do Pantanal', que abrange agricultura familiar, agroindústria, agronegócio, agropecuária sustentável, economia criativa, empreendedorismo, geração de renda, inclusão produtiva, inovação, sustentabilidade e turismo.
O evento acontece nos dias 28 e 29 de junho de 2024, na unidade de Aquidauana da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).