Produtores participam do 1º Torneio Leiteiro de Arapuá, em Três Lagoas
Avaliação será feita a partir de três ordenhas em dois dias e pesagens nos animais participantes
Produtores rurais do distrito de Arapuã, no município de Três Lagoas, região da costa leste do Estado, participam do 1º Torneio Leiteiro do Arapuá, que teve início nesta quarta-feira, 19. O evento tem como objetivo principal demonstrar a capacidade produtiva dos animais bovinos leiteiros, enfatizando fatores como genética, manejo nutricional, e condições ideais de conforto. A região tem tradição na produção de leite, contando inclusive com um laticínio.
O torneio é realizado pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio, Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensao Rural) e sindicato Rural do município, com o apoio do Senar-MS e dos médicos veterinários Augusto Leal Martinho e Douglas Gimenez.
Participarão do torneio animais que tenham passado nos rigorosos exames de admissão, garantindo que as produções de leite sejam livres de resíduos de medicamentos.
O evento acontecerá entre os dias 19 e 21 de junho, no Pavilhão do Latícinio Arapuá. Nesta quarta-feira aconteceu a recepção dos animais que participarão do evento nos outros dois dias, em 3 ordenhas. A primeira ordenha acontecerá no dia 20 às 7h e a segunda às 16h. Já a última, no dia 21 às 7h.
As ordenhas terão a duração de 20 minutos, podendo se estender mais 5 minutos, seguidas de pesagem, que será realizada pela Comissão Organizadora.
Regulamento
Para assegurar a integridade do torneio, normas rígidas foram estabelecidas, incluindo a proibição do uso de medicamentos durante o evento, restrições alimentares controladas pelos participantes e a fiscalização constante por parte da Comissão Organizadora. A alimentação dos animais é de responsabilidade dos produtores, podendo incluir silagem de milho, conforme opção dos participantes.
Premiação
Além de destacar as melhores produções de leite, o torneio tem um impacto social significativo, com todo o leite produzido sendo destinado à fabricação de iogurtes, que serão doados para o projeto Arapuá Futebol, demonstrando o compromisso do evento com a comunidade local.
Perfil da pecuária leiteira de MS
Segundo a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecologia e Inovação), Mato Grosso do Sul tem mais de 80 laticínios, sendo que mais de 70% da captação é por inspeção estadual e federal, sendo apenas uma de leite UHT. A maioria da produção é voltada para a fabricação de queijos, majoritariamente o mussarela, que representa mais de 45% do volume produzido mensalmente. Há pequenas indústrias com inspeção municipal responsáveis pela produção de queijos.
Atualmente, no Estado são 12 mil produtores de leite, aproximadamente, que fornecem mais de 90% do leite para as indústrias do Mato Grosso do Sul e parte para o Paraná e São Paulo. O MS apresenta três polos de produção de leite, localizados nas regiões Leste, Central e Sul, com 30 municípios representando mais de 68% da produção do Estado.