Rally da Safra confirma aumento de 41% na produtividade da soja em MS
Nesta quinta-feira a Conab fará o anúncio do 4º levantamento da safra de grãos brasileira
As equipes do Rally da Safra 2023 vão a campo nesta 20ª edição para avaliar lavouras de soja que se desenvolvem sob a influência do La Niña pela terceira safra consecutiva – uma sucessão relativamente incomum. O fenômeno geralmente é associado ao clima mais seco e irregular no Sul do que no restante do País e, muitas vezes, torna mais complexas as estimativas de produção.
No ano passado, duas situações podiam ser vistas no Brasil: boas condições no Cerrado e áreas muito prejudicadas no Sul, levando, na época, a um corte de 10,3 milhões de toneladas nas estimativas preliminares do Rally.
Boas condições em MS
Em Mato Grosso do Sul, as lavouras encontram-se em boas condições, em especial no Norte do estado. A produtividade pré-Rally é estimada em 59,5 sacas por hectare, um salto diante da safra passada, com 44,9 sacas por hectare, quando o Sul do Estado foi severamente afetado pela estiagem. A previsão acompanha a feita pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que calculou uma produtividade de 59,15 sacas por hectare no levantamento de dezembro da safra.
Para ter um comparativo em termos de produtividade, Goiás, que na safra passada atingiu seu recorde de produtividade com 67,2 sacas por hectare, apresenta potencial reduzido em função da estiagem que afeta as lavouras precoces, porém as de ciclo médio e tardio estão em ótimas condições de desenvolvimento e podem suprir o potencial perdido das precoces. A Agroconsult estima a produtividade pré-Rally no Estado em 62,9 sacas por hectare. Em Minas Gerais, as lavouras apresentam bom desenvolvimento e a produtividade é projetada em 63,3 sacas por hectare (63,6 na safra anterior).
Novo levantamento nesta quinta
Nesta quinta-feira, 12, a Conab divulga o 4º Levantamento Sistemático da Safra de Grãos 2022/2023. O anúncio será realizado pelo canal da Conab no YouTube, a partir das 8h (MS). Os analistas da Companhia trarão informações sobre produção, produtividade e área plantada das principais culturas de grãos do país.