ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 28º

Lado Rural

MS prorroga período para cadastro de área plantada de soja

Pela legislação anterior, o prazo terminaria nesta terça, 10

José Roberto dos Santos | 10/01/2023 14:59
Lavoura de soja em propriedade rural brasileira; área plantada em Mato Grosso do Sul precisa ser declarada até o dia 31 de janeiro. (Foto: Arquivo/Embrapa)
Lavoura de soja em propriedade rural brasileira; área plantada em Mato Grosso do Sul precisa ser declarada até o dia 31 de janeiro. (Foto: Arquivo/Embrapa)

O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) prorrogou em caráter excepcional, o período de cadastro de área com cultivo de soja,  safra 2022/2023, em Mato Grosso do Sul. O prazo, que terminaria nesta terça-feira, 10, foi prorrogado para 31 de janeiro de 2023.

Pela resolução da Semadesc, publicada hoje no Diário Oficial do Estado, foi mantido o período legal do vazio sanitário da soja, que é de de 15 de junho a 15 de setembro, sendo proibido plantar ou manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento.

Na safra 2021/2022 foram cadastradas na Iagro-MS 15.404 áreas com plantio de soja, com área declarada de mais de 3,2 milhões de hectares cultivados. Esse número representa um aumento de 13% de áreas cadastradas em relação à safra 2020/2021.

Todos contra a ferrugem

A medida fitossanitária foi estabelecida no Estado em 2006. Em maio de 2021, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) publicou a Portaria nº 306 instituindo o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, ratificando o vazio sanitário como principal medida para o controle do fungo causador da doença ferrugem asiática da soja.

MS já tem 6 casos

Balanço do Consórcio Antiferrugem mostra que as ocorrências da ferrugem asiática na soja vêm subindo no Brasil, desde dezembro até a data de hoje e já somam 41 ocorrências. Em Mato Grosso do Sul já foram detectados 6 casos, nos municípios de Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Ivinhema e Laguna Carapã.

A doença é considerada uma das mais severas na cultura da soja. Ao eliminar as plantas de soja na entressafra, o ciclo do fungo é quebrado, reduzindo então a quantidade de esporos presentes no ambiente. A ferrugem ataca a soja ainda verde, comprometendo a produtividade da planta

O período de plantio da oleaginosa no Estado acontece entre os dias 16 de setembro a 31 de dezembro e o cadastro de área plantada é obrigatório, devendo ser realizado no site do Iagro, clicando AQUI.

Nos siga no Google Notícias