ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Lado Rural

MS prorroga período para cadastro de área plantada de soja

Pela legislação anterior, o prazo terminaria nesta terça, 10

José Roberto dos Santos | 10/01/2023 14:59
Lavoura de soja em propriedade rural brasileira; área plantada em Mato Grosso do Sul precisa ser declarada até o dia 31 de janeiro. (Foto: Arquivo/Embrapa)
Lavoura de soja em propriedade rural brasileira; área plantada em Mato Grosso do Sul precisa ser declarada até o dia 31 de janeiro. (Foto: Arquivo/Embrapa)

O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) prorrogou em caráter excepcional, o período de cadastro de área com cultivo de soja,  safra 2022/2023, em Mato Grosso do Sul. O prazo, que terminaria nesta terça-feira, 10, foi prorrogado para 31 de janeiro de 2023.

Pela resolução da Semadesc, publicada hoje no Diário Oficial do Estado, foi mantido o período legal do vazio sanitário da soja, que é de de 15 de junho a 15 de setembro, sendo proibido plantar ou manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento.

Na safra 2021/2022 foram cadastradas na Iagro-MS 15.404 áreas com plantio de soja, com área declarada de mais de 3,2 milhões de hectares cultivados. Esse número representa um aumento de 13% de áreas cadastradas em relação à safra 2020/2021.

Todos contra a ferrugem

A medida fitossanitária foi estabelecida no Estado em 2006. Em maio de 2021, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) publicou a Portaria nº 306 instituindo o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, ratificando o vazio sanitário como principal medida para o controle do fungo causador da doença ferrugem asiática da soja.

MS já tem 6 casos

Balanço do Consórcio Antiferrugem mostra que as ocorrências da ferrugem asiática na soja vêm subindo no Brasil, desde dezembro até a data de hoje e já somam 41 ocorrências. Em Mato Grosso do Sul já foram detectados 6 casos, nos municípios de Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Ivinhema e Laguna Carapã.

A doença é considerada uma das mais severas na cultura da soja. Ao eliminar as plantas de soja na entressafra, o ciclo do fungo é quebrado, reduzindo então a quantidade de esporos presentes no ambiente. A ferrugem ataca a soja ainda verde, comprometendo a produtividade da planta

O período de plantio da oleaginosa no Estado acontece entre os dias 16 de setembro a 31 de dezembro e o cadastro de área plantada é obrigatório, devendo ser realizado no site do Iagro, clicando AQUI.

Nos siga no Google Notícias